Mercedes lança no Brasil o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC

Versão escolhida para o mercado brasileiro tem potência de 658 cv e autonomia de até 580 km com uma carga de bateria
Fotos: Divulgação

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance. Além de alto desempenho e design único, o grande destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.

“O primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado e é o foco global da nossa marca para os próximos anos” diz Carlos Garcia, CEO & Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Design exterior com características AMG

Com suas linhas únicas de design, o AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica. Os resultados incluem uma aparência inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica.

A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes integrada e inscrição “AMG”. A linguagem de design distinta continua no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto brilhante e com acabamento cromado.

Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23

O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número de testes de fluxo e túnel de vento e otimizaram tanto a forma básica quanto alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior, além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente

Design interior com um toque particularmente esportivo

Fotos: Divulgação

O EQS 53 4MATIC+ oferece um ambiente esportivo, graças aos bancos AMG com grafismos individuais e com estofamento dos bancos em couro napa. Além disso, existem inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:

  • Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
  • Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
  • Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
  • Pedais esportivos AMG
  • Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição “AMG”
  • MBUX Hyperscreen com funções e displays específicos AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com o inovador MBUX Hyperscreen, sistema multimídia inteligente e intuitivo. Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão.

 


O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários. Comparado com seus modelos da Mercedes-EQ, como o EQC 400 4MATIC, o MBUX no EQS 53 4MATIC+ oferece uma gama de funções adicionais que enfatizam o caráter de alto desempenho do modelo esportivo. Isto é particularmente verdadeiro para os displays distintos no painel de instrumentos, bem como o display multimídia e o head-up display. O acesso rápido aos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pela tecla de entrada direta correspondente no console central.

AMG SOUND EXPERIENCE: experiência de som única

O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão “Authentic”, o cliente pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

Motores elétricos específicos AMG para um desempenho superior

No coração do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, o trem de força elétrico com um motor em cada eixo utiliza a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, que transmite de forma ideal a potência de tração ao asfalto em todas as condições. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (mínimo de 30% de carga da bateria). Sua velocidade máxima é limitada a 220 km.  máxima.

Recuperação inteligente mais eficiente

O novo EQS 53 4MATIC+ estabelece padrões não apenas com a entrega de potência ao acelerar, mas também com a recuperação eficiente de energia ao frear. A saída de recuperação é de até 300 kW. O motorista pode ajustar o nível de recuperação em três estágios por meio de teclas no volante e receber suporte relacionado ao modo ECO Assistant. A frenagem combinada pode ocorrer até a parada total.

Nova geração de baterias com capacidade de 107,8 kWh

O modelo está equipado com uma bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de íons de lítio. Um grande avanço em sustentabilidade foi alcançado na química celular: o teor de cobalto é reduzido a 10%.  O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1. A bateria de alta tensão tem um conteúdo de energia utilizável de 107,8 kWh.

Tempos de carregamento mais curtos graças ao gerenciamento térmico inteligente

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC). Nesse caso, a energia para até mais 300 quilômetros (WLTP) pode ser “recarregada” após pouco mais de 19 minutos. Graças ao carregador integrado, ele pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC).

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A potência dos motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série. O sistema distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo “Comfort” o foco está na eficiência máxima, enquanto em “Sport” e “Sport+” o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução.

Pneus desenvolvidos especificamente para um nível de desempenho superior

O EQS 53 4MATIC+ utiliza pneus desenvolvidos em conjunto com a MICHELIN. Para isso, as equipes de desenvolvedores da Mercedes-AMG e o fabricante francês de pneus adaptaram o MICHELIN Pilot Sport EV especialmente projetado para carros esportivos elétricos. O perfil e a mistura de borracha são voltados para o alto torque e as poderosas forças de aceleração e garantem uma longa vida útil. O conforto também foi pensado: uma espuma de poliuretano integrada nos pneus reduz consideravelmente o ruído de condução.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com ajuste adaptativo

A suspensão do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta um eixo four-link na dianteira e um eixo multi-link na traseira. Os engenheiros da AMG melhoraram especificamente os componentes e os configuraram para atender aos requisitos especiais dos clientes AMG. Isto se aplica ao conforto e a dinâmica de condução.

Eixo traseiro direcionável

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos compactos.

Modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

As características de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”. Parâmetros importantes como características de condução e desempenho, configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE (opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com kick-down).

Sistema de freio de alto desempenho AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ possui um sistema de freio de alto desempenho AMG com pinças de seis pistões e discos medindo 415×33 mm na frente e pinças de pistão único e discos medindo 378×22 mm na traseira. Outro recurso de alta tecnologia é a função adicional i-Booster. Isso garante que o sistema de frenagem combine a recuperação elétrica com o freio hidráulico de maneira altamente eficiente.

“A chegada do EQS 53 eleva a percepção do mercado de como deve ser um modelo 100% elétrico.  Ele entrega tudo que se espera para o segmento de luxo e apresenta alta performance, tecnologia e sustentabilidade sem precedentes em nossos 136 anos de história” complementa Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Deixe um comentário