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Linhas Jimny 4All e 4Sport 2022 ganham nova cor de carroceria em alusão à prática off road

Com DNA 4x4 perfeito para uso no asfalto ou fora dele, modelos agora são disponíveis também na cor Marrom Laterita
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Jimny Laterita 1 Foto: Divulgação

A partir deste mês de outubro, a linha Suzuki Jimny chega ao mercado com uma nova opção de cor de carroceria: Marrom Laterita. A tonalidade oferece uma aparência ainda mais robusta ao modelo, e faz uma alusão ao DNA 4×4 do veículo, um dos mais utilizados para a prática do off road no Brasil.

Disponível já a pronta entrega e por tempo limitado nas linhas 4ALL e 4SPORT, a nova cor contrasta perfeitamente com a tonalidade grafite presente nos para-choques, para-lamas, no skid plate e nas rodas de liga leve de aro 15 que equipam o modelo.

“A cor Marrom Laterita transmite como nenhuma outra a proposta fora de estrada do Suzuki Jimny e oferece aos clientes um visual bastante exclusivo, que reforça ainda mais a robustez e a aptidão para transpor qualquer obstáculo, tão característica do modelo” afirma Rodrigo Nuzzo, gerente de vendas da Suzuki Veículos para o mercado brasileiro.

4×4 para todas as horas

Mais do que um carro, o Jimny está aliado ao estilo de vida alegre, aventureiro e descontraído de seus consumidores. Um dos destaques do modelo da Suzuki é a valentia fora de estrada.

Fabricado no Brasil, as linhas Jimny 4ALL e 4SPORT contam com o moderno sistema 4×4, a mudança da tração é feita com um simples toque no botão. No total, são 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida.

Preparado para enfrentar as mais difíceis situações, o Jimny tem excelente de altura livre do solo, com 200mm, ângulo de entrada de até 45° e de saída até 51º, uma versatilidade para todos os tipos de terreno.

O sistema 4×4 tem roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico. Com isso, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no botão, que fica localizado facilmente no painel. É possível realizar as mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

raio de giro é de apenas 4,9 metros, que auxilia nas manobras até nos lugares mais estreitos, seja em uma trilha em uma região inóspita, ou mesmo em uma vaga de garagem.

Desempenho e potência

Jimny Laterita 2 Foto: Divulgação

As versões 4ALL e 4SPORT, assim como as demais fabricadas no Brasil trazem debaixo do capô o moderno motor em alumínio 1.3L (DOHC) a gasolina, com 16 válvulas, 4 cilindros em linha, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 11.2 kgf.m a 4.100 rpm, injeção multiponto sequencial e transmissão manual de cinco marchas. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem confiabilidade para toda a vida útil do veículo.

O Suzuki Jimny é nota A quando o assunto é consumo de combustível. Seja na cidade, ou pelo interior do Brasil.

Graças ao chassi heavy duty, que garante maior robustez e durabilidade, essas versões têm apenas 1.060Kg. Com a tecnologia do comando variável de válvulas (VVT), otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido, que garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do veículo.

Segurança e praticidade

O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista ainda dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.

No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção confortável, estável e segura.