A Ferrari SP51, o mais recente membro da família One-Off do programa de Projetos Especiais, foi revelada hoje. Este carro se junta ao segmento mais exclusivo da linha Ferrari, que engloba carros únicos, primeiro desenhados e depois construídos com base no pedido do cliente, simbolizando o auge da personalização oferecida pelo Prancing Horse.
A SP51, projetada pelo Centro Stile Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, é uma aranha V12 com motor dianteiro baseada no 812 GTS do qual herda seu layout, chassi e motor. Sua principal peculiaridade, identificável à primeira vista, reside na ausência total de um telhado, o que o torna um roadster completo, acentuando assim seu caráter esportivo e sua capacidade de emocionar tanto visualmente quanto durante a condução ao ar livre.
Para alcançar este resultado, foi necessário um extraordinário trabalho de refinamento aerodinâmico usando simulações CFD, testes em túnel de vento e testes dinâmicos para garantir não apenas o máximo conforto dentro da cabine, mas também um nível acústico e vento totalmente comparável com o do carro do qual se inspira.
O estilo do carro é poderoso e harmonioso graças às suas superfícies onduladas e musculosas, desprovidas de descontinuidades. As moldagens são sinuosas, modernas e sensuais, graças também ao uso extensivo de elementos de fibra de carbono no exterior e no interior. Particularmente marcante é o acabamento do capô, que emoldura dinamicamente as duas aberturas de ar.
Um dos elementos que chamará a atenção de qualquer pessoa que se aproxime do SP51 é o Rosso Passionale, uma nova cor de camada tripla desenvolvida exclusivamente para este carro. Esta tonalidade dá ao carro um caráter elegante e autoritário, cuja personalidade é reforçada pela pintura longitudinal branca e azul inspirada na lendária Ferrari 410 S de 1955, mas que, nesta interpretação, percorre o interior do carro.
Na frente, os faróis redesenhados acrescentam uma identidade decisiva e inconfundível à aparência do SP51. As rodas, projetadas especificamente para este carro e equipadas com aletas de fibra de carbono em todos os raios, também são marcantes, adornadas, entre outras coisas, com um refinado padrão de diamante tone-on-tone na frente
A parte traseira é dominada por um tema arqueado com os faróis posicionados sob o spoiler. Imediatamente atrás da cabine estão dois elementos em forma de corcunda cuja percepção visual é suavizada por profundos recessos de fibra de carbono. Entre esses dois elementos repousa um perfil transversal da asa, também em fibra de carbono, dobrado sobre as molduras como se estivesse acariciando-as. O efeito ponte assim obtido lembra vagamente um carro do tipo “Targa” no qual a ponte voadora esconde elegantemente as estruturas da barra estabilizadora, em um distante aceno para as soluções utilizadas nos Protótipos Esportivos Ferrari do início dos anos 60.
Interior Ferrari Sp51
Mas é no interior que o meticuloso processo de sintonia, realizado passo a passo com o cliente, atingiu os níveis mais altos. A personalização do interior gira em torno da escolha da cor dominante do Alcantara® que o cobre, o mesmo Rosso Passionale que foi criado ad hoc para o exterior do SP51, juntamente com a idéia efetiva de dar continuidade à pintura longitudinal do exterior. As cores branco e azul também aparecem no túnel central e na faixa entre os bancos na parede traseira do compartimento de passageiros, assim como na costura do volante, criando uma continuidade total entre o interior e o exterior que só é possível graças à arquitetura do roadster do carro.
A Ferrari SP51 One-Off, criada para um apaixonado cliente de Taiwan e colecionador proeminente do Prancing Horse, é uma reinterpretação roadster da primeira aranha V12 com motor dianteiro de Maranello em 50 anos. O carro, que se destaca desde o primeiro olhar graças às suas ousadas escolhas de estilo, consegue manter a elegância do 812 GTS do qual extrai sua inspiração, enquanto experimenta uma maneira diferente de desfrutar da direção ao ar livre.