Audi apresenta o novo carro conceito A6 e-tron no Salão do Automóvel de Xangai 2021

Audi A6 e-tron concept foi desenvolvido na nova plataforma PPE, que será introduzida no mercado a partir do fim de 2022
Audi A6 e-tron concept Foto: Divulgação

A Audi avança com sua “e-volução” em direção à mobilidade elétrica e apresenta hoje seu mais novo carro conceito no Salão do Automóvel de Xangai 2021: o Audi A6 e-tron concept, o precursor de uma família inovadora de carros totalmente elétricos. O veículo foi desenvolvido em uma plataforma completamente nova, a Premium Platform Electric, ou PPE, que servirá como base para novos modelos no futuro – a plataforma será introduzida no mercado no fim de 2022 em veículos do segmento C e, posteriormente, do B, incluindo SUVs com boa altura em relação ao solo e também modelos próximos ao chão, como o Audi A6 e-tron.

O novo conceito Audi A6 e-tron em exibição no Salão do Automóvel de Xangai 2021, no entanto, utiliza exclusivamente energia elétrica e, ao mesmo tempo, representa um conceito de design totalmente novo, projetado como um Sportback: seus traços são uma amostra dos futuros modelos da Audi e fornecem indicações claras de quão dinâmica e elegante será a classe de luxo elétrica da marca.

Por sua vez, a tecnologia PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi, garantirá que o design futurista seja traduzido em desempenho e dinamismo para o dia adia. Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, um Audi A6 e-tron deve rá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) no futuro – e as versões mais potentes completarão 0-100 km/h em menos de quatro segundos.

O design do conceito Audi A6 e-tron

Audi A6 e-tron concept Foto: Divulgação

Na parte frontal fica nítido que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca. Uma característica única é a grande grade Singleframe fechada, que é limitada na parte inferior por entradas de ar profundas para resfriar o motor elétrico, bateria e freios. Os encaixes dos faróis estendem-se para os lados, ressaltando a arquitetura alinhada horizontalmente da carroceria do veículo.

Os atraentes arcos das rodas quattro acentuam com eficácia a largura da carroceria e são integrados nas superfícies laterais. Na traseira, a influência do túnel de vento é inconfundível. A extremidade superior é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional.

Aerodinâmica

Com base em suas dimensões, o conceito Audi A6 e-tron é claramente um representante da classe de luxo – 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, incluindo o design fastback típico da marca, fica claro que este modelo foi concebido em um túnel de vento.

Em termos de dinâmica de direção, os dois motores elétricos do conceito Audi A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. Graças ao alto torque disponível desde a primeira pisada, mesmo as versões de entrada do conceito Audi A6 e-tron projetadas para maior eficiência irão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. E nos modelos topo de linha e de alto desempenho, esse tempo pode ser reduzido para menos de quatro segundos.

As rodas dianteiras do Audi A6 e-tron concept são conectadas por meio de um eixo five link especialmente otimizado para veículos elétricos, com um eixo de múltiplos braços na parte traseira. O carro-conceito apresenta suspensão a ar com amortecedores adaptáveis.

Deixe um comentário