Alfa Romeo exibe a bandeira Italiana no Grande Prémio de Monza

Concebida no Centro Stile Alfa Romeo, é uma homenagem criativa celebrada nos monolugares e nos fatos dos pilotos Alfa Romeo.
Fotos: Divulgação

O circuito de Monza não é apenas o palco do Grande Prémio de Itália, é também a pista onde a Alfa Romeo ganhou o primeiro título na história da Fórmula 1, a 3 de setembro de 1950, através do Alfetta 158 e com Nino Farina ao volante. Um laço inquebrável une a Alfa Romeo e Monza, ligação que foi, uma vez mais, reforçada este ano.

Para celebrar o Grande Prémio de Itália, os monolugares exibirão em pista uma decoração produzida especificamente para este evento pelo Centro Stile Alfa Romeo. A grande estrela é o logótipo que celebra os 111 anos de história da marca, com as suas cores revistas para reproduzirem as da bandeira italiana.

A parte superior da cobertura do motor foi transformada e recorre agora à cor “verde Quadrifoglio” para complementar o habitual vermelho e branco da pintura oficial. A reinterpretação das cores proporciona, assim, um esquema horizontal da bandeira italiana, agora o tema dominante da pintura.

A contribuição criativa do Centro Stile Alfa Romeo não se limita ao monolugar, pois também embeleza os fatos de corrida dos dois pilotos Alfa Romeo. A bandeira italiana é, também, espelhada pelo logótipo 111 colocado na parte superior do fato para fornecer uma reprodução vertical na perna do condutor, “metaforicamente”, até ao asfalto.

No Museu em Arese

Decorado com esta pintura especial para celebrar o Grande Prémio de Itália em Monza, o showcar da Alfa Romeo será o “convidado especial” do Museu em Arese durante toda a semana do evento de corridas. A casa da marca será, igualmente, o local para viver as emoções do GP, numa transmissão ao vivo das sessões de treino e qualificação, bem como, obviamente, da corrida, no grande ecrã do Giulia Hall.

O próprio showcar oferecerá a oportunidade de explorar os bastidores da Fórmula 1. Os visitantes podem participar numa experiência virtual que vai incluir uma contribuição em formato vídeo dos dois pilotos que participarão, ainda, numa reunião virtual transmitida ao vivo a partir das boxes em Monza, durante a qual irão conversar com os convidados do Museu.

Todos os outros eventos agendados para o fim de semana de 11 e 12 de setembro estarão associados ao tema da Fórmula 1: desde modelos à escala até aos automóveis Alfa Romeo atuais, bem como dois flashmobs diferentes com os fãs Alfisti presentes. O primeiro – o MINI Flashmob – terá lugar no Giulia Hall às 16h30 de sábado, 11 de setembro, numa reprodução à escala 1:43 da pequena pista que rodeia o Museu, com os modelos à escala da Alfa Romeo trazidos e exibidos pelos fãs Alfisti. No domingo, 12 de setembro, é a vez dos ” verdadeiros” Alfa Romeo saírem para a pista à volta do Museu.

Será feita uma homenagem especial no evento ao Alfa Romeo AR51, celebrando o seu 70º aniversário este ano. Modelos do icónico carro conhecido como “Matta” (‘louco’) vão ser exibidos no flashmob de forma a reproduzirem uma grande bandeira Italiana comemorativa. A homenagem ao “Matta” continuará na tarde de domingo, 12 de setembro, com um desfile especial e uma palestra detalhada, parte integrante do ciclo Bastidores, após ser mostrada a bandeira axadrezada no Grande Prémio. Para os fãs Alfisti do futuro, e para além do MINI Flashmob, o Museu organizou um workshop educativo onde crianças e jovens podem desenhar a sua própria decoração para um monolugar.

Para crianças de todas as idades, decorrerá a exposição “1:23 Scale”, com modelos à escala da marca Togi. Desde o final da década de 1950 e apenas com algumas raras exceções, esta marca produz exclusivamente modelos de automóveis da marca do Biscione, numa escala não normalizada. Em exposição estarão os modelos mais emblemáticos da marca, em diferentes versões, cores e níveis de acabamento, com especial destaque para o Giulia.

Todos os eventos do Museu são gratuitos, estando incluídos na taxa de entrada. As reservas são necessárias, por e-mail, para o endereço info@museoalfaromeo.com. O Green Pass é, igualmente, necessário para entrar no Museu. Horário completo em museoalfaromeo.com.

Deixe um comentário