
O Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, em Goiânia, comemora nesta terça-feira (15) 36 anos de atividade. Com uma estrutura revitalizada e modernizada, o espaço oferece mais conforto, acessibilidade e qualidade técnica ao público. Mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o cinema se consolida como uma plataforma dedicada ao cinema alternativo, nacional e internacional, além de sediar festivais, estreias e mostras temáticas.
Fundado em 1988, é reconhecido por sua curadoria, que prioriza produções com relevância artística e social, e por sua permanência diante dos desafios enfrentados pelo setor cultural. É uma das poucas salas no estado com programação voltada exclusivamente a filmes fora do circuito comercial, valorizando obras autorais, debates e a produção audiovisual local.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, afirma que o Cine Cultura representa um patrimônio cultural de Goiás e um símbolo do apoio ao audiovisual no estado. “Celebrar seus 36 anos com um espaço renovado, mais acessível e acolhedor é reafirmar nosso compromisso com a democratização da arte, com a diversidade de vozes e com o fortalecimento da produção independente. É um orgulho para o Governo de Goiás manter vivo esse espaço que inspira, forma públicos e conecta pessoas por meio do cinema”, destaca.
Fabricio Cordeiro, coordenador da sala e responsável pela curadoria da programação, comenta o novo momento vivido pelo cinema. “A tradição do Cine Cultura é inquestionável, assim como sua importância na formação de público em Goiás. O cinema feito no estado está num ótimo momento, produzindo e circulando como nunca, e a sala faz parte disso. Com a reforma e modernização do sistema de projeção, entramos em uma nova fase, com mais opções de filmes e mostras. Estamos animados com as possibilidades que se abrem, em uma das salas mais bem equipadas do Brasil. Seguimos firmes no compromisso de aproximar o público ao cinema autoral e de qualidade”, afirma.
Além das exibições regulares, o Cine Cultura sedia eventos como o Festival Varilux de Cinema Francês, a Mostra Internacional de Cinema Fantástico (Crash), mostras LGBTQIAPN+ e recortes cinematográficos diversos, atuando como ponto de encontro entre público, cineastas, críticos, pesquisadores e apreciadores da sétima arte.
Ao longo de mais de três décadas, o Cine Cultura acompanhou e incentivou a evolução do audiovisual em Goiás, promovendo formação de público, debates e experiências artísticas. Hoje, reafirma seu compromisso com a diversidade, o pensamento crítico e o acesso democrático ao cinema, é referência na exibição de obras autorais em Goiânia e mantém uma trajetória marcada por inovação e resistência cultural. A programação completa pode ser consultada nas redes sociais da Secult Goiás e do Cine Cultura.
Obras de modernização
As obras de reforma tiveram início em agosto de 2024 e foram concluídas em janeiro deste ano. A sala foi reaberta ao público no dia 1º de fevereiro, com investimento de R$ 2,1 milhões da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás. A modernização contemplou restauração estrutural, troca do mobiliário, instalação de projetor digital 4K e som digital, além da construção de palco para eventos. Banheiros e recepção foram renovados, e um café será inaugurado em breve. A acessibilidade foi ampliada com rampas e poltronas especiais. O estilo Art Déco original do prédio foi preservado, valorizando o patrimônio histórico e artístico do estado.
