Chaminé é instalada no telhado da Capela Sistina e marca início dos preparativos para escolha do novo papa

Conclave começa em 7 de maio com 133 cardeais eleitores, após a morte de Francisco, em 21 de abril
Capela Sistina novo papa conclave
Praça de São Pedro, Cidade do Vaticano (Foto: Nicholas Martinelli/Unsplash)

Os bombeiros do Vaticano instalaram, na manhã desta sexta-feira (2), a chaminé no telhado da Capela Sistina, que será usada para anunciar ao mundo o resultado da eleição do novo papa. O gesto marca o início dos preparativos para o conclave, que começa na próxima quarta-feira (7), após a morte de Francisco, em 21 de abril. O templo foi fechado para visitação.

A chaminé é parte central da cerimônia; por ela sairá a fumaça preta, que indica que nenhum nome alcançou os dois terços necessários dos votos, ou a fumaça branca, que sinaliza a eleição de um novo pontífice. Desde 2005, o sinal de fumaça branca é acompanhado também pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro, para eliminar dúvidas quanto à cor.

O equipamento é conectado a dois fornos, sendo um de ferro fundido, datado de 1939, que queimará as cédulas de votação; e outro mais moderno, usado para produzir a fumaça colorida com compostos químicos. Uma câmera da mídia oficial do Vaticano e refletores garantirão a visibilidade do sinal mesmo à noite.

Ao todo, 133 cardeais participarão do conclave, sendo aproximadamente 80% nomeados pelo próprio Francisco, primeiro papa latino-americano da história, eleito em 2013. Os dois últimos conclaves, o de Bento XVI, em 2005, e o de Francisco, em 2013, foram concluídos em dois dias. Espera-se que milhares de fiéis se reúnam na Praça São Pedro durante o processo.

Deixe um comentário