
A cidade de Goiás recebe mais uma edição do Circuito das Cavalhadas neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de agosto, mantendo viva uma tradição iniciada há 205 anos. A encenação da batalha entre mouros e cristãos será realizada no Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola, a partir das 18h, com entrada gratuita.
As Cavalhadas foram realizadas pela primeira vez em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo. A festa ocorreu de forma contínua por cem anos, até uma pausa no final da década de 1920, com breve retomada nos anos 1940. Depois, voltou a ser promovida entre 1980 e 1990. O retorno definitivo aconteceu em 2022, dentro do Circuito das Cavalhadas, organizado pelo Governo de Goiás.
A participação da cidade de Goiás tem papel central no Circuito, que hoje reúne 15 municípios. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a antiga capital goiana preserva conjunto arquitetônico único, práticas culturais históricas e belezas naturais. A realização das Cavalhadas contribui para o fortalecimento do turismo local, atividade de destaque na economia municipal.
“Retomar as Cavalhadas na cidade de Goiás e caminhar lado a lado com o povo vilaboense na realização desse festejo histórico é reafirmar que o Governo de Goiás tem como missão fortalecer nossas raízes e valorizar nossas tradições”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
A edição deste fim de semana marca a reta final do Circuito 2025. A cidade de Goiás é o 12º município a promover a festa neste ano. As próximas etapas serão em Pilar de Goiás (6 e 7 de setembro), Corumbá de Goiás (5 a 7 de setembro) e Silvânia (20 e 21 de setembro).
Para viabilizar as Cavalhadas nos 15 municípios participantes, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), destinou R$ 4 milhões em 2025. O investimento contempla a infraestrutura necessária, como arquibancadas, tendas, banheiros e demais estruturas, garantindo segurança e conforto ao público.