Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Plataforma promove diálogos colaborativos sobre o futuro das cidades

Laboratório sobre cidade pós-pandêmica acontece de forma gratuita e on-line entre os dias 03 e 10 de novembro
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A pandemia do Covid-19 acentuou as discussões sobre o futuro das cidades. Além de mudanças tecnológicas que afetaram as formas de comunicação, transporte e relacionamento, os últimos dois anos evidenciaram a necessidade de tornar os centros urbanos em espaços mais colaborativos, inclusivos e sustentáveis. É neste cenário de urgência que surge o Colab Cidade, um laboratório colaborativo para a cidade pós-pandêmica, uma plataforma digital com uma programação de ações para a reflexão, geração de ideias e partilha de soluções voltadas aos desafios da cidade contemporânea.

Muito além de promover diálogos, o Colab Cidade tem como meta criar um repositório de ideias para ajudar a: reduzir as desigualdades; criar cidades e comunidades sustentáveis; incentivar a produção e o consumo sustentáveis; reduzir a ação climática; promover paz, justiça e instituições eficazes. Assim, a plataforma parte do princípio da colaboração e da participação cidadã da comunidade em geral, empresas, órgãos e profissionais como arquitetos, pesquisadores, engenheiros e professores.

O laboratório colaborativo é uma iniciativa conjunta da Sobreurbana, Coletivo Centopeia, Instituto Bacae e Vulgo Arquitetura (Goiânia) e tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO). As atividades vão ser transmitidas de Goiânia, mas o Colab Cidade pretende agregar pessoas e organizações de todo o Brasil, a fim de reunir diferentes olhares, perspectivas e possibilidades.

Além das conversas, o evento promove workshop de cocriação e um concurso de mobiliário urbano para reocupação do espaço público que receberá inscrições de projetos que atendam pelo menos um dos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU. O encerramento do evento vai ser marcado pelo lançamento de um E-book com um repositório de ideias e o resultado do concurso, com o objetivo de promover as boas práticas e conhecimentos para cidades de todo o país.

Confira abaixo a programação:

Conversa Colab #1

Tema: Espaço Público, Crise Sanitária e Isolamento Social
Data: 3 de novembro de 2021 | 18:30 – 19:30 (GMT-3)
Convidados: Barão di Sarno (Instituto a Cidade Precisa de Você, São Paulo), Maria Ester de
Sousa (ARCA, BR Cidades, PUC-GO, Goiânia)
Moderador: Adriana Bernardi (CAU-GO)

Conversa Colab #2

Tema: Tecnologia Social para Cidades Inclusivas
Data: 4 de novembro de 2021 | 18:30 – 19:30 (GMT-3)
Convidados: Liza Andrade (UnB, BR Cidades, Brasília), Pedro Markun (Labhacker, Brasil)
Moderadora: Carol Farias (Sobreurbana, Goiânia/Lisboa)

Conversa Colab #3

Tema: Regeneração do Ambiente: Cidade + Sociedade
Data: 5 de novembro de 2021 | 18:30 – 10:30 (GMT-3)
Convidados: Taícia Marques (Periferia, UNALM, Perú), Gerson Neto (ARCA, Goiânia)
Moderador: Bruna Arruda

Workshop COLAB

Data: 6 de novembro 2021 | 10:00 – 17:00 (GMT-3)
Workshop digital colaborativo para co-criação de ideias para a cidade, tendo em conta o contexto pós-pandêmico, as alterações climáticas e os ODS.

Repositório de ideias

Colab Cidade disponibilizará um formulário para partilha de ideias e soluções para a cidade. O repositório será disponibilizado gratuitamente para inspirar cidades de todo o Brasil.

Concurso de Mobiliário Urbano Colab Cidade

Data: 6 a 28 de novembro 2021
Concurso de projetos de mobiliário urbano de fácil execução, baixo custo e partilha aberta, para inspirar e apoiar comunidades e organizações a empreenderem melhoramentos de forma autônoma em seus territórios.

Lançamento do E-book

Data: 10 de dezembro de 2021
Cerimônia virtual de anúncio dos vencedores do concurso, lançamento do e-book e conclusão do projeto. O material será disponibilizado de maneira gratuita e on-line.