
A Milan Design Week 2025 teve início a partir do último domingo, 6 de abril. O evento é responsável por apresentar as principais tendências de decoração, arquitetura e design da temporada e acontece até este domingo (13). Como parte da programação, a grife Louis Vuitton revelou sua nova linha casa, reunindo seus icônicos baús e os Objets Nomades.
A coleção será apresentada pela primeira vez no luxuoso cenário do Palazzo Serbelloni, um local neoclássico que reúne história, arte e design. Desde 2012, a marca aposta nos Objets Nomades, que personificam a audácia criativa da grife no universo do design. Neste ano, as peças são elaboradas em parceria com artistas artesãos, como o Estúdio Campana, India Mahdavi e Patricia Urquiola.
As peças apresentadas reúnem uma nova coleção de móveis e iluminação, complementada com linhas de decoração, textiles, tablewear e jogos. Para celebrar o lançamento, a Maison destaca dois designers: o artista gráfico italiano Fortunato Depero, com suas criações futuristas de textiles e tableware, e Charlotte Perriand, com a apresentação de novos textiles da designer.
Já a Louis Vuitton Signature estabelece um novo marco da art de vivre, oferece uma nova visão dos códigos icônicos da marca por meio de criações de Patrick Jouin e Cristián Mohaded, apresentando couro, madeira nobre, marchetaria e outros detalhes provenientes do Savoir-Faire na criação dos arytigos.
Além destes universos, há itens de decoração assinados por Patricia Urquiola, Jaime Hayón, Atelier Biagetti e, até mesmo, o próprio Studio Louis Vuitton, como a criação de jogos únicos e uma extensa linha de textiles e tapetes.
Palazzo Serbelloni
A Louis Vuitton revela esta visão abrangente da vida cotidiana por meio de uma exibição espetacular no Palazzo Serbelloni. Assim que os visitantes entram, são convidados para um passeio sensorial entre mundos complementares e multifacetados.
No primeiro andar, as peças de Patrick Jouin e Cristián Mohaded são exibidas juntamente com os icônicos Objets Nomades e os novos Home Textiles. No Petit Foyer, a mesa de pebolim do Estúdio Campana chama a atenção como um manifesto de design lúdico, enquanto a sala Giangaleazzo acolhe as criações de Cristián Mohaded, bem como o buffet Regatta de Patrick Jouin. A espetacular mesa de ônix Atlas, de Cristián Mohaded, é adornada com novas peças da coleção Jungle, apresentando padrões exóticos repletos de vegetação exuberante e animais selvagens.
Na sala Gabrio, o jantar é servido por meio de móveis e tablewear. Em volta da mesa Atlas, desta vez em versão madeira, de Cristián Mohaded, são apresentadas as novas peças da Arts de la table, entre elas os pratos Dolce Vita que remetem ao estilo de vida siciliano.
Uma sala repleta de cores presta homenagem a Fortunato Depero, enquanto textiles e pratos tornam-se obras de arte. Na sala Beauharnais, o Lagoon sofa por Patrick Jouin, as poltronas Pecora por Patricia Urquiola, os vasos Inti e a mesa de centro Vertigo combinam-se para criar uma sala de estar vibrante, elevada por uma refinada mesa de jogos. Os vasos Diago e os cestos Petalo de Patricia Urquiola conferem ao interior um toque orgânico e poético.
Na sala Parini, estão as criações de textiles. Peças Signature de Charlotte Perriand, Cristián Mohaded, Zanellato/Bortotto e Fortunato Depero conversam entre si em um diálogo de materiais e cores. Os boudoirs adjacentes exibem uma peça espetacular: o Kaleidoscope do Estúdio Campana, uma obra de arte onírica.
No large foyer, quatro cadeiras suspensas Cocoon Couture balançam suavemente, sublinhando o excepcional trabalho manual e os ateliês ao redor do mundo, com as quais a Maison colaborou para a ocasião.
Por fim, no Palace courtyard, uma obra de arte renasce: “La Maison au Bord de l’Eau”, projetada por Charlotte Perriand em 1934 e reconstruída pela Louis Vuitton em 2013, foi instalada mais uma vez, servindo como uma ode final ao sonho modernista. Originalmente projetado como uma residência à beira-mar amplamente acessível e envolvida por elegância, este edifício incorpora poderosamente os valores de transmissão de conhecimento, audácia e inovação, que permaneceram constantes ao longo da história da Louis Vuitton.


