A chegada de dezembro marca o início das celebrações. Seja Natal, confraternizações, reuniões em família ou Ano-Novo, o clima de esperança e compaixão contagia os ambientes, refletindo até mesmo na decoração das casas.
A decoração para as festas de fim de ano é caracterizada por elementos tradicionais que atravessam gerações, como luzes, árvores de Natal, guirlandas e tons de vermelho. Com a ajuda do escritório Dantas & Passos Arquitetura, reunimos dicas que combinam tradição e inovação para transformar os espaços nesta época especial. Confira:
Menos é mais
Por ser um período marcado por cores, luzes e texturas intensas, a sobrecarga visual nos ambientes é comum. Por isso, as arquitetas recomendam o uso moderado de itens decorativos, evitando combinações que possam poluir o visual, como pisca-piscas aliados a texturas brilhantes em vermelho.
Outra sugestão para criar uma decoração mais equilibrada é harmonizar os adereços com a paleta de cores já presente no ambiente. “Quem prefere um Natal em tons naturais, como branco, bege ou verde musgo, pode adicionar detalhes dourados para um toque sofisticado. Já o tradicional vermelho permanece como uma escolha atemporal, que pode ser combinado com terracota para um visual mais contemporâneo”, explica Danielle Dantas.
Detalhes
Além da tradicional árvore de Natal na sala de estar, incluir toques natalinos em outros espaços, como lavabo, cozinha, escadas e jardim, traz acolhimento e originalidade à decoração.
Panos de prato, jogos de jantar, mesas postas com velas e enfeites, pingentes decorativos, itens em mesas de centro e iluminação no jardim são formas de personalizar o ambiente. “Adoramos explorar possibilidades como um cantinho temático que conte uma história natalina ou uma varanda iluminada com pisca-piscas. Essas escolhas refletem a identidade da família que habita a casa”, destacam as arquitetas.
Aroma
Uma das tendências mais marcantes na decoração é a integração do aroma ao ambiente, elevando a experiência sensorial. Para o Natal, velas e difusores com fragrâncias afetivas, como canela, baunilha e pinho, tornam os espaços mais personalizados e acolhedores.
Ano-novo
Com a chegada do novo ano, as tendências decorativas apontam para modernidade e renovação. Danielle sugere que a clássica combinação de cores neutras e metálicas, como prata e dourado, em harmonia com o branco, continua em alta para celebrar a virada.
“Elementos brilhantes, como luzes de LED e velas aromáticas — de lavanda, capim-limão, romã ou jasmim —, são ideais para um glamour discreto. O minimalismo também pode ser evidenciado com detalhes em metal escovado e velas brancas”, finaliza.