Com o aumento da demanda por qualidade de vida e refúgios em Goiânia, os imóveis próximos a áreas verdes, como praças e parques, ou mesmo em frente a esses espaços, passaram por uma valorização significativa no mercado imobiliário.
Segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o preço médio do metro quadrado dos apartamentos nos bairros mais nobres da capital, no primeiro trimestre de 2024, foi de R$ 10.635,94, considerando o Marista, Oeste, Bueno e Jardim Goiás.
Nos empreendimentos situados em frente a parques nesses mesmos bairros, o preço médio do m² sobe para R$ 13.034,15, representando um aumento de cerca de 23%. No bairro Marista, essa variação chega a 39%, com um preço médio de R$ 15.152,00/m² para os imóveis com vista para áreas verdes.
Um fator que tem se destacado entre aqueles que buscam morar perto de praças ou parques é a chamada “caminhabilidade”, conceito que envolve a variedade de atividades que podem ser realizadas a pé nas proximidades, desde exercícios físicos e serviços até opções de lazer em família. “O goianiense tem uma forte preferência por viver próximo de praças e, após o período pandêmico, notamos que essa preferência aumentou. Cerca de 50% dos nossos lançamentos nos últimos anos estão próximos de alguma praça ou parque”, afirma Marcos Túlio Campos, diretor de incorporação da EBM Desenvolvimento Imobiliário.
O The Sun Luxury Style, por exemplo, é um empreendimento de alto padrão da EBM, localizado na Praça do Sol, no coração do Setor Oeste. O residencial, já entregue, teve uma valorização de cerca de 60% no seu preço de venda desde o lançamento, superando a média registrada nos demais empreendimentos da cidade.
Alta valorização
Empreendimentos localizados ao lado de praças e áreas verdes tendem a ser altamente procurados e, por isso, apresentam uma valorização expressiva. Na Sousa Andrade Construtora, o mais recente lançamento de altíssimo padrão, o Bauhaus, situado em uma das esquinas mais desejadas da cidade, às margens do lago do Vaca Brava, entre as Avenidas T-3 e T-10, já teve 100% das suas unidades vendidas. Este resultado é notável, considerando que o produto trouxe um dos maiores valores de metro quadrado já praticados na capital.
A construtora possui nove empreendimentos localizados em frente a praças e parques, com resultados impressionantes. O Gaudí, situado na T-3, ao lado do Bauhaus, foi lançado em novembro de 2023, com todas as unidades vendidas em 24 horas, e atualmente registra uma valorização de 15%.
O Singah, a 300 metros do Parque Flamboyant, também foi um marco na cidade, esgotando o estoque em apenas três dias após o lançamento no início de 2023. O Tai Residências, em construção na charmosa praça da Rua T-23, já contabiliza 100% de valorização em apenas quatro anos.
“Quando pensamos em um novo empreendimento, uma das prioridades é promover qualidade de vida aliada a uma alta valorização para os futuros moradores, o que necessariamente envolve a proximidade com áreas verdes. Por isso, nossos projetos estão localizados em pontos estratégicos da cidade, sempre próximos às praças e parques tão apreciados pelos goianienses”, afirma Guilherme Bellini, superintendente de Marketing e Comercial da Sousa Andrade.
Com o compromisso de criar empreendimentos de alto padrão que aliam arquitetura autoral, tecnologia, soluções atemporais e sofisticação, a Opus Incorporadora percebeu o potencial dessas localizações com vista verde desde os seus primeiros projetos. Atualmente, em seu portfólio de 51 produtos entregues, em construção ou recém-lançados, 19 estão situados em frente a parques, praças ou áreas verdes importantes da capital.
“Essas áreas são as preferidas dos clientes, por oferecerem uma vista livre, integração com o verde e proximidade com parques. São empreendimentos mais valorizados em regiões cada vez mais escassas nos novos projetos”, explica Denis Branco, gerente comercial da Opus.
Em seu mais recente lançamento, o Cidade Ybiti By Opus – Offices e Home, que integrará a Reserva Ybiti, serão duas torres independentes, na esquina mais alta da cidade, no final da avenida T-4, com vista permanente para o Parque da Serrinha. O projeto inclui salas comerciais modulares e espaços corporativos de até 632 m², com vistas para o parque e para a avenida. Na torre residencial, há apartamentos compactos de luxo, com plantas inteligentes de um e dois quartos, e um exclusivo rooftop wellness com piscina infinita e borda de vidro, oferecendo uma vista única para o pôr do sol.
Qualidade de vida
A Consciente Construtora e Incorporadora também é um exemplo quando o assunto é valorização. Segundo Camila Inácio, diretora de incorporação da Consciente, os imóveis nessas localidades valorizam significativamente por contribuírem tanto para a qualidade de vida pessoal quanto para a vida urbana. “Nossos empreendimentos com praças internas valorizaram entre 88% e 125% em um período de seis a dez anos, evidenciando nosso compromisso em criar espaços que promovam bem-estar e convivência”, afirma.
No Platz 36, empreendimento da Brasal Incorporações, o conceito de valorização da praça vai além. Do alto do 44º andar, o morador poderá usufruir de uma praça suspensa, um local para ficar ao ar livre e tocar os pés na grama em um ambiente seguro, com paisagismo e cercado por uma vista deslumbrante da cidade. “A ideia é ter uma área verde para convivência de qualidade, aproximando o morador de elementos naturais. Por isso, na praça suspensa do Platz 36 haverá playground, green house, horta, fireplace, redário, espaço de contemplação e espelho d’água”, explica a arquiteta da Brasal Incorporações, Lia Galera.
Gentileza urbana
Com 14 empreendimentos próximos a praças e parques na capital, a CMO Construtora entregou recentemente a Praça José Amador, no Setor Pedro Ludovico, totalmente ampliada e revitalizada. A iniciativa foi resultado de um convênio de cooperação entre a empresa, a Prefeitura de Goiânia e a COMURG.
“Um movimento que veio para ficar é o dos empreendimentos associados a iniciativas de gentileza urbana, ações pensadas para as pessoas e desenvolvidas para melhorar o ambiente urbano, beneficiando a convivência entre a comunidade local e a população em geral. Por isso, para o lançamento do nosso mais recente empreendimento, no Parque Amazônia, revitalizamos a Avenida Jandiá e a praça próxima ao Floramazônia. O residencial contará com um pomar externo com árvores frutíferas das quais toda a população poderá se beneficiar”, afirma Marcelo Moreira, diretor comercial da CMO.
A Praça do Sol também foi revitalizada pela EBM antes do lançamento do The Sun, em 2019, restaurando os tradicionais pontos de lazer e convivência do local. No mesmo ano, em parceria com outras empresas da construção civil e a Prefeitura de Goiânia, a incorporadora também realizou a revitalização da praça no cruzamento das ruas T-55 e T-30, no Setor Bueno. “São iniciativas que não apenas firmam a conexão do empreendimento com a região, mas também reforçam nosso compromisso em oferecer qualidade de vida às pessoas que poderão desfrutar desses espaços”, afirma Marcos Túlio.
Interior em expansão
Esse movimento de valorização de empreendimentos em frente a parques no mercado imobiliário está agora se expandindo para o interior de Goiás, com destaque para a cidade de Rio Verde. Localizada no coração do Brasil e com grande potencial de desenvolvimento econômico, especialmente no agronegócio, Rio Verde vem crescendo ao adotar práticas bem-sucedidas em grandes centros urbanos, como Goiânia e São Paulo. O crescimento demográfico da cidade é de 30,58%, muito acima da média do estado de Goiás.
“Rio Verde tem um potencial de valorização latente desses imóveis nos próximos anos. No primeiro lançamento de prédios da SOMOS na cidade, localizado no Parque dos Buritis, trouxemos todo o cuidado que temos com terrenos de localização nobre, com design e lazer característicos da incorporadora, em frente a uma das áreas verdes urbanas do bairro. Agora, nosso próximo lançamento ocorrerá em outra excelente localidade, o Parque Interlagos”, destaca Fernando Razuk, CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário.