O cenário de pandemia trouxe mudanças significativas com diversas proporções. O setor da construção civil, no entanto, conseguiu se manter aquecido ao longo do último ano por meio de adaptações que vieram para ficar, tornando-se um dos pilares para a recuperação econômica em 2021. Somam-se ainda os juros favoráveis, com a queda na taxa Selic, o que contribuiu para facilitar os financiamentos imobiliários e impulsionar o fechamento de negócios. Da mesma forma que a tecnologia tornou-se uma aliada crucial ao longo dos últimos anos e elevou tanto o processo de busca, negociação e aquisição, com o advento da assinatura digital de contratos, visitas virtuais aos empreendimentos, imagens em 360º, QR Codes, óculos 3D, entre outros, a construção civil vem com novas tendências para atender a um novo momento do mercado e a novas prioridades do público consumidor.
Segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada com 649 participantes, entre agosto e setembro de 2020, 40% manifestaram vontade de adquirir novos imóveis nos próximos dois anos. Desses, 15% afirmaram que o período de pandemia interferiu no estilo de imóvel desejado, enquanto 19% responderam que não comprariam um imóvel sem varanda. Os dados ainda apontaram que os moradores de casas com quintal sofreram menos com o período de isolamento, por exemplo.
De acordo com o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk, a situação propicia ao indivíduo apurar melhor suas prioridades de conforto, de bem-estar, segurança, assim como contribui para um planejamento mais minucioso diante das taxas de juros e viabilidade de financiamentos. “Ele percebe que está morando bem e vai idealizar um imóvel melhor, que atenda às suas novas necessidades e desejos. É o momento ideal para fazer uma pesquisa para encontrar os melhores benefícios e condições”, explica.
Amplitude, conforto e lazer
Uma das maiores tendências que se fortaleceu ao longo de 2020 é a busca por maior amplitude e lazer. Nesse sentido, a EBM Desenvolvimento Imobiliário acaba de lançar um condomínio fechado de casas que investe em qualidade de vida e no melhor custo-benefício. O Residencial Kazas Jardins Bellágio traz casas com uma área construída de 80 metros quadrados, com dois quartos, suíte e duas vagas de garagem. E ainda conta com diferenciais como áreas de lazer entregues equipadas e decoradas, proporcionando espaços de boa convivência e bem-estar ao ar livre, além da possibilidade de construção de área gourmet com piscina.
“Estamos diante de um período de mudanças em que o lar recebeu novos sentidos, o que não mudou é o desejo das pessoas de encontrarem espaços que abracem as necessidades da família. E nós buscamos ter esse olhar cauteloso sobre o novo comportamento do consumidor para ofertar aos clientes um produto que, de fato, atenda as novas demandas e prioridades”, afirma Ademar Moura, gerente de marketing e comercial da EBM Desenvolvimento Imobiliário.
Ambientes adaptáveis
Um dos efeitos diretos da pandemia e do isolamento social enquanto recurso de prevenção à Covid, o trabalho remoto tornou-se um recurso extremamente válido. Passado o período de manutenção, o modelo de trabalho promete ser uma alternativa que seguirá cada vez mais em prática. Desse modo, comodidade e conforto no lar adquiriram status de prioridade entre aqueles que precisaram se reorganizar aos novos tempos. Espaços versáteis e adaptáveis se tornaram fundamentais, com elementos cruciais em destaque, tais quais ventilação, iluminação, plantas adaptáveis e integração. “Versatilidade é uma palavra-chave nesse momento em que o consumidor ampliou e diversificou ainda mais os seus desejos. Desde aquele que opta por um espaço mais funcional, que possa se adaptar e não necessariamente tenha maior metragem, até a família que sonha com a amplitude de uma casa, por exemplo”, acrescenta Ademar.
Sustentabilidade e contato com a natureza
Tendência que ganha força já há alguns anos, a sustentabilidade adquire contornos ainda mais essenciais com o passar dos anos. Desse modo, os novos empreendimentos dispõem de atenção redobrada a questões imprescindíveis, como a economia de água e energia, a redução de desperdício e as chamadas vagas de garagem com carregamento para carros elétricos, por exemplo, além de inovações que ampliem a preservação de recursos naturais e garantam melhor qualidade de vida.
“Empreendimentos com preocupação sustentável já fazem parte do histórico da EBM. Há alguns anos nós lançamos os primeiros jardins verticais reais de Goiânia, com estação de tratamento de água cinza que permite a reutilização da água residual nas bacias sanitárias, irrigação dos jardins e floreiras, e ainda lavagem dos pisos das áreas comuns”, afirma o executivo. Somente em 2020, a incorporadora lançou quatro residenciais tendo quesitos sustentáveis em destaque. “São pontos que receberão ainda mais peso no mercado nos próximos anos”, complementa.
Do mesmo modo, o contato com a natureza, tanto no interior do lar quanto pela proximidade de parques e áreas abertas, que permitam exercícios ao livre, segue como diferencial para o consumidor que almeja mais qualidade de vida. No último semestre, a incorporadora realizou dois lançamentos próximos a dois dos mais tradicionais parques de Goiânia, o Parque Areião e o Parque Bernardo Élis, já em resposta a esse novo comportamento de mercado. “Essa crescente de consumidores com o desejo pela proximidade com a natureza, garantir momentos de lazer com a família, que permitam a prática de esportes, entre outras atividades e a procura de praticidade para o cotidiano ao morar mais próximo de áreas livres e do local de trabalho, por exemplo, ganhou agora o cuidado com a saúde como adendo e prioridade”, analisa o executivo.