
A Bvlgari é a nova patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo, que celebra 120 anos em 2025. O patrocínio concentra-se no fortalecimento do Núcleo de Conservação e Restauro da instituição, além de apoiar parte da programação de exposições previstas para o próximo ano. A iniciativa também conta com o apoio da Fondazione Bvlgari.
Reconhecida por seu envolvimento com as artes e pelo financiamento de projetos culturais em diferentes partes do mundo, a Bvlgari firma, com esta parceria, sua colaboração mais significativa com uma instituição artística no Brasil. “Estamos muito felizes em anunciar nossa parceria com a Pinacoteca, uma instituição com um legado extraordinário no apoio à arte moderna e contemporânea”, afirmou Jean-Christophe Babin, CEO global da marca.
Para Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, a colaboração representa uma aproximação entre patrimônios e perspectivas. “Assim como a Bvlgari, a Pinacoteca está em constante transformação. Acreditamos no diálogo entre tradição e experimentação, e vemos com entusiasmo a chegada da Bvlgari como parceira em nossa missão.”
Workshop

Como primeira ação conjunta, a Pinacoteca promove, nos dias 13 e 14 de agosto, um workshop técnico sobre o uso do gel de PVA Borax na restauração de obras de arte. A oficina, gratuita para profissionais da área, será conduzida em inglês com tradução consecutiva e contará com os especialistas italianos Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi. Durante o curso, serão abordadas propriedades químicas, formas de preparo e aplicação de diferentes tipos de géis, como Agar, Nevek e PVA-Borax, em superfícies sensíveis, como gesso e mármore.
A proposta do workshop é ampliar o repertório técnico dos profissionais brasileiros, incentivar o intercâmbio internacional e qualificar o trabalho de preservação patrimonial por meio do uso de metodologias atualizadas e cientificamente rigorosas. As inscrições estão abertas no site da Pinacoteca e limitadas a 22 vagas.
Desde que chegou ao Brasil em 2012, a Bvlgari tem promovido ações voltadas à valorização da arte e da criatividade local. Entre os destaques estão colaborações com os artistas brasileiros Gabriel Massan, Gabriella Garcia e Leandro Vigas, que criaram obras e intervenções exclusivas explorando o vínculo entre tradição e inovação, princípios da grife.