O Brasil vai sediar em julho a 42ª edição Congresso da Federação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL). Considerado o principal encontro latino-americano voltado ao setor de organização de eventos, o congresso será realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 1º e 3 de julho.
A escolha marca o retorno do evento ao país após um intervalo de 11 anos. A última vez em que o congresso ocorreu em território brasileiro foi em 2015, na cidade de Florianópolis (SC). Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a definição do Brasil como sede do COCAL 2026 integra uma estratégia mais ampla para reposicionar o país no cenário global do turismo de negócios.
“Este é um segmento estratégico no mundo todo. A articulação da Embratur para que o Brasil possa sediar a COCAL é uma ação concreta que demonstra nosso compromisso em atrair mais eventos internacionais”, afirmou Freixo, que destacou a diversidade, o profissionalismo e a infraestrutura do país criam condições para que o Brasil se consolide como líder nesse mercado, com geração de emprego e renda.
A diretora-executiva do instituto Visite Ceará, Suemy Vasconcelos defendeu que sediar o congresso representa uma oportunidade de projetar Fortaleza internacionalmente. “Trazer um congresso dessa magnitude para o Brasil e para o Ceará é um passo estratégico que amplia nossa visibilidade internacional, fortalece o turismo de negócios e impulsiona a geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva”, destacou.
Retorno do congresso ao Brasil
Realizadora do evento, a Federação de Entidades Organizadoras de Congressos da América Latina atua desde 1980 na integração e capacitação do setor. A escolha do Brasil para a edição de 2026 está alinhada à missão da entidade de promover seus encontros em destinos com infraestrutura robusta, diversidade cultural e cadeia turística profissionalizada.
O presidente da COCAL, Julio Cesar Bojorquez, destacou a relevância do país no cenário global da indústria de eventos. “É uma honra poder estar no Brasil. Isso representa uma grande oportunidade de adentrar em um dos mercados mais importantes da indústria de eventos em nível mundial. Temos certeza de que o congresso será extraordinário”, afirmou.
Impacto para o turismo de negócios
Fundada em 1984, a COCAL reúne associações nacionais da indústria MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e atua na integração, capacitação e promoção conjunta de destinos latino-americanos. O congresso de organizadores de eventos é anual e funciona como espaço de negociação, troca de boas práticas e definição de estratégias setoriais.
A edição de 2026 deverá apresentar a infraestrutura de Fortaleza a líderes do setor MICE da América Latina, além de possibilitar a prospecção de futuros eventos internacionais, estimular parcerias comerciais e gerar impacto econômico. A expectativa é que o congresso fortaleça a competitividade do Brasil no mercado global de turismo de negócios.















