
Neste domingo (18), o Brasil conquistou os holofotes da 78ª edição do Festival Internacional de Cannes com a estreia do filme “O Agente Secreto”. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa conta com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido no elenco. A obra, que retrata o contexto da Ditadura Militar brasileira durante a década de 1970, concorre à Palma de Ouro — principal premiação do evento.
O clima de celebração foi complementado com a apresentação de um grupo de frevo durante o red carpet da mostra. O ritmo foi selecionado para a estreia do filme devido a contextualização da obra em Pernambuco, que um dos estados representantes do frevo. O longa retrata a jornada de um professor paulista que busca se desvencilhar de um passado turbulento e sofre com as repressões políticas da época.
Além disso, a estreia contou com a presença de grandes nomes da indústria cinematográfica brasileira, como a atriz Camila Pitanga e a cineasta Barbará Paz, que assina a direção de “Cuddle” com o ator Willem Dafoe no elenco.
O diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, é veterano no festival. Em 2019, o cineasta conquistou o Prêmio do Júri — considerado o terceiro mais importante da mostra, com a produção “Bacurau”. O título é considerado o primeiro do Brasil na categoria.
O cinema brasileiro é o grande homenageado da edição. A Marché du Film, que segue em cartaz na mostra até esta quarta-feira (21), comemora o bicentenário de parcerias diplomáticas entre o Brasil e a França. O evento, que ocorre de forma paralela ao festival e é considerado um dos principais mercados de filmes do mundo, oferece oficinas formativas e uma rede de networking para diversos cineastas brasileiros que desejam internacionalizar suas produções.

