Bon Odori chega à sua 23ª edição com dois dias de celebração no Clube Kaikan

A tradicional celebração deve reunir cerca de 8 mil pessoas nas duas noites de festa.
Bon Odori
Fotos: Acervo ANBG – Kaikan

A 23ª Edição do Bon Odori – o Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas acontecerá nas noites desta sexta (22/8) e sábado (23/8), no Clube Kaikan.

Com o tema: “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”! (Comemorando os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão), a celebração oficial que é tradição no calendário goiano espera receber novamente 8 mil pessoas, ao longo das 2 noites de festa. Realizado em formato híbrido (presencial & online), haverá a transmissão simultânea pelas redes sociais dos organizadores.

O Bon Odori é um festival de música, dança, culinária e artes japonesas realizado anualmente pela Associação Nipo Brasileira de Goiás, entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1956, que tem por objetivo divulgar a cultura japonesa e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Japão.

Programação

A música e a dança dão o tom da edição 2025 do Bon Odori, que promete encantar o público com uma programação repleta de atrações especiais. O evento reunirá apresentações de música tradicional japonesa no estilo Enka, o Odori (dança típica) e o vibrante Matsuri Dance (dança contemporânea japonesa).

Entre os destaques, está o grupo Taikô Kyoushin Daikô, formado por adultos, jovens e crianças da própria associação. Essa iniciativa valoriza a preservação da cultura nipônica, incentivando o aprendizado, a liderança e o trabalho em equipe entre os participantes. Ao som dos poderosos tambores, o público também poderá se emocionar com as coreografias das senhoras e batians (vovós), que contagiam a todos com a energia do Odori e convidam a plateia a participar da dança.

A cantora Karen Ito retornará ao palco, acompanhada da estreia do instrumentista Yuzo Akahori.
No Bon Odori, os visitantes encontram uma verdadeira viagem de sabores com o melhor da gastronomia japonesa. Entre as opções tradicionais estão sushi, sashimi, udon, tempurá de legumes e camarão, hot filadélfia, yakitori, yakisoba, guioza, entre muitas outras. Reconhecida mundialmente por sua riqueza de sabores e por ser saudável, a gastronomia japonesa valoriza ingredientes frescos e combinações que encantam todos os paladares.

Para esta edição, o cardápio ganha novidades especiais: o Kare Pan (pão crocante recheado), o Oniguiri de Salmão e Shimeji (tradicional bolinho de arroz) e uma seleção de doces típicos, como Dorayaki, Jelly Coffee e Ichigo, que prometem conquistar os visitantes.

Presente em todas as edições do Bon Odori, a Exposição de Artes Japonesas encanta o público com uma cenografia envolvente, repleta de harmonia, equilíbrio e riqueza de detalhes. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer diferentes expressões artísticas e vivenciar a cultura japonesa de forma interativa e memorável.

Serviço:
23ª Edição do Bon Odori – Tema: “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão
Data: 22 e 23 de Agosto.
Horário: Abertura dos portões às 18h. Início das Apresentações – 19h30 às 23h.
Local: Clube Kaikan (ANBG) – Av. Planície S/Nº, Conjunto Itatiaia (ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG).

Deixe um comentário