Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Natura inaugura Casa de Perfumaria do Brasil, espaço físico com experiência multissensorial

Em uma verdadeira imersão, a alquimia das fragrâncias únicas e com toque brasileiro da marca, agora, se materializa em ambientes repletos de cheiros, texturas, cores e sentidos
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Jardim de Frascos (Divulgação)

Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, carrega tradição e excelência em um jeito único de desenvolver fragrâncias. Aqui, a perfumaria é feita por apaixonados, para um povo apaixonado.  Na alquimia das fragrâncias, a perfumaria da Natura leva para o mundo a alquimia do Brasil.

Com a brasilidade, a inovação e a sustentabilidade que carrega em sua identidade, a Casa de Perfumaria do Brasil, da Natura, é a marca nº 1 em perfumaria no Brasil. E é neste movimento forte e vibrante que a Casa de Perfumaria do Brasil ganha um espaço físico, capaz de representar em níveis sensoriais toda a especialidade da perfumaria da marca.

A experiência

Sala Multissensorial (Divulgação)

O espaço é um convite para uma imersão multissensorial na perfumaria da marca, um misto de laboratório de alquimia, biblioteca de cheiros e mostra interativa e audiovisual. A experiência nasce inserida no macroprojeto do Centro de Inovação da Natura, o mais avançado pólo de pesquisa e tecnologia cosmética da América do Sul.

“A Casa de Perfumaria do Brasil é a tradução das riquezas de um Brasil vasto, alegre, vibrante. Da alquimia das fragrâncias, agora, nos transportamos para uma experiência única que desperta sensações em todos os sentidos”, comenta Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.

Projetado pelo arquiteto Roberto Loeb, o centro possui quatro ambientes que combinam arte, ciência, natureza e tecnologia, e materializam o jeito único de fazer fragrâncias da marca, que transborda tradição e brasilidade. A concepção do projeto é da Natura e de sua perfumista exclusiva Verônica Kato em parceria com o premiado curador Marcello Dantas.

Durante a jornada pelos quatro ambientes que compõem a Casa de Perfumaria do Brasil, somos guiados pelos sentidos, que nos transportam para uma conexão emocional com as paisagens, pessoas e ingredientes de um Brasil exuberante. “Ao longo da experiência, somos envolvidos pelos cheiros, sons, cores, texturas e imagens de uma brasilidade que transborda, mas que não se explica, só se sente”, explica Denise Coutinho, diretora de perfumaria da Natura.

A experiência se inicia pela Sala Multissensorial. Repleta de espelhos, banhada com imagens de flores e trilha sonora envolvente, a sala é um convite para se conectar. Uma atmosfera preenchida pelo cheiro da priprioca simboliza a preciosidade dos óleos essenciais da paleta olfativa exclusiva da Natura. Neste momento, não há mais o mundo lá fora, seja bem-vindo e bem-vinda ao mundo mágico da perfumaria.

No Jardim Aromático, mais de 50 espécies de plantas do Brasil e do mundo, cuidadosamente curadas por Verônica Kato, convivem em harmonia. Aqui, respira-se a natureza viva e exuberante de um pedacinho da Amazônia, sua cultura e sua gente, já que grande parte das espécies são nativas da biodiversidade amazônica. E é de alguns desses ingredientes que a Casa de Perfumaria do Brasil obtém óleos essenciais únicos que compõem o coração de suas fragrâncias.

Representando o compromisso com a inovação e sustentabilidade, presentes no DNA da Natura, a designer Nicole Tomazi criou a bela instalação “Jardim de Frascos”. Feita com 1.500 frascos de fragrâncias, a obra faz referência ao cuidado ambiental da marca, pioneira na adoção da sustentabilidade na perfumaria. “Para a Natura, só é inovação se causar impacto positivo. Desde 2007 todas as nossas fragrâncias levam álcool 100% orgânico proveniente da cana “verde” cultivada sem queimadas, agrotóxicos ou adubos químicos. Além disso, todos os frascos da Casa de Perfumaria do Brasil contêm vidro reciclado. Com a iniciativa, são mais de 1 milhão de garrafas que deixam de ir para o lixo e ganham um destino nobre”, explica Andrea.

Na Sala Alquimia, projeções de alta tecnologia em telões panorâmicos exibem o que está por trás da magia do desenvolvimento da perfumaria Natura, conectando desde as comunidades amazônicas, a origem dos ingredientes, até a concepção artística das fragrâncias por Verônica Kato, e suas cocriações com outros perfumistas renomados do mundo todo. Por meio de um grande painel de vidro, o moderno laboratório da perfumaria Natura, anexo a este ambiente, pode ser avistado. Já na grandiosa mesa de experimentação, acontece a demonstração prática de diferentes caminhos olfativos da perfumaria, contendo amostras dos mais diversos ingredientes. Uma verdadeira biblioteca de cheiros do Brasil que aflora emoções, desejos e memórias. É através dos sentidos que A Casa de Perfumaria do Brasil nos revela porque só a Natura faz, na alquimia da perfumaria, a alquimia do Brasil.

Para Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura, a criação de uma fragrância é um ritual que envolve arte, ciência e natureza: “Há beleza nessa união de elementos capazes de se transformarem em uma fragrância. É dessa singularidade que nasce o espaço da Casa de Perfumaria do Brasil, uma viagem entre sentidos, uma jornada que representa a magnitude dessa alquimia”, cita Verônica.

Jardim Aromático (Divulgação)
Jardim de Frascos (Divulgação)