Na hora de escolher um penteado ou estilo para o cabelo, muitos fatores estão em jogo na cabeça de uma mulher. E não é só julgar, por exemplo, se um determinado estilo combina com a anatomia do rosto ou personalidade. Mas também é possível dizer que pressões sociais também influenciam na hora de escolher um novo corte ou arrumar as madeixas. Pesquisa do All Things Hair*, canal de cabelos da Unilever, encomendada para a empresa Opinion Box, revela que quase 50% das mulheres afirmam que já foi necessário mudar o estilo de cabelo para se sentirem aceitas em um determinado ambiente. Precisamente, para 6%, essa situação sempre ocorre, acontece muitas vezes para 15%, e algumas vezes para 27%.
A mesma pesquisa revela que quando perguntadas, como o cabelo, de forma geral, as fazem sentir “bem com elas mesmas” foi a resposta que saiu disparadamente na frente, com 69%. O resultado mostra a importância do cabelo no componente visual da mulher. Emponderadas também apareceu relativamente forte, com 19% das opções, mostrando que os cabelos podem ser usados para passar uma mensagem desafiadora, política ou social para uma considerável parcela da população feminina. Já se sentir fashion e profissional surgiram mais atrás, com, respectivamente, 7% e 3%.
Estilo predileto
O fato de quererem estar bem consigo mesmas provavelmente também reflete na predileção pelo cabelo solto, tanto para o ambiente profissional, dito por 45%, quanto no final de semana, afirmado por 71%. Já o rabo de cavalo e o coque parecem ser estilos de cabelos mais apropriados para situações profissionais. O rabo de cavalo, por exemplo, foi mencionado por 26% das mulheres como sendo o estilo favorito para o trabalho. Já como estilo favorito no fim de semana, apareceu com 9%. E o coque, por sua vez, é o favorito para o trabalho por 24%.
A predileção por cabelo solto provavelmente tem a ver com questões de liberdade e por ser versátil. Ele pode cair bem dentro de casa, no fim de tarde na hora do lazer e mesmo num evento ligado ao trabalho. E combina com fios curtos e longos, assim como em todos os tipos de cabelos: liso, cacheado e crespo. E ele pode ser usado de formas diferentes, sendo dividido no meio, repartido para o lado e com volume.
*Metodologia: Para a pesquisa, foram entrevistadas 1.000 mulheres de todas as regiões brasileiras e classes sociais, entre 18 e 40 anos, em fevereiro.