A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, abriu mais de mil vagas para cursos gratuitos de formação artística em Goiânia. As oportunidades contemplam áreas como dança, música, circo, arte-educação e artes visuais, com inscrições realizadas conforme o cronograma específico de cada curso. Mais de 60% das vagas são destinadas, preferencialmente, a estudantes de escolas públicas ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os interessados devem acessar os editais disponíveis no site da instituição para conferir critérios, prazos e etapas de seleção.As inscrições para os cursos de dança e circo seguem abertas até o dia 25 de janeiro. Para as demais formações, o prazo vai até 1º de fevereiro. As aulas têm início previsto entre fevereiro e março, de acordo com a área escolhida.
Número de vagas por área
Na área de artes visuais, são ofertadas 340 vagas distribuídas entre cursos de capacitação e qualificação, com habilitações em cerâmica, desenho, modelagem, pintura, gravura, latonagem, aquarela e arte em vidro, entre outras técnicas. Para o nível iniciante, a seleção ocorre por ordem de inscrição e confirmação de matrícula. Já para o nível intermediário, os candidatos passam por testes de habilidades. A idade mínima para participação é de 14 anos.
A formação em dança conta com 326 vagas, distribuídas entre capacitação e qualificação em ballet clássico, danças urbanas e composição dos corpos de baile, que integram o Núcleo de Altas Habilidades da escola. Nesse caso, os candidatos devem observar os critérios de idade e habilidades exigidas, avaliadas por meio de testes de aptidão e entrevistas. As aulas estão previstas para começar em fevereiro.
Já na área de música, são oferecidas 230 vagas para cursos de profissionalização, performance musical e capacitação. As mais de 50 turmas abrangem especializações em canto e instrumentos de cordas, madeiras, metais, percussão, teclados e voz, com aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno. A idade mínima varia entre 11 e 14 anos, conforme a formação escolhida, e a seleção inclui avaliação de habilidades específicas.
Arte-educação e circo
A escola também oferece vagas para cursos de qualificação em arte-educação e circo. Na área de arte-educação, são 104 vagas destinadas a crianças e jovens a partir de cinco anos, em turmas de desenvolvimento de habilidades de iniciação artística. A seleção ocorre por ordem de inscrição e confirmação da matrícula após o chamamento. Para o circo, são ofertadas 30 vagas voltadas à capacitação em acrobacias aéreas e de solo. Nesse caso, a seleção será realizada com base no desempenho dos candidatos em testes de aptidão.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade profissionalizante artística mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a instituição é gerida pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).















