[the_ad id="246630"]

Banda Sinfônica de Aparecida comemora 10 anos com concerto emocionante e lotação máxima

Apresentação especial no Anfiteatro Municipal celebrou uma década de história do grupo criado na gestão de Maguito e fortalecido por Gustavo Mendanha
Banda Sinfônica de Aparecida Fotos: Divulgação

Noite de casa cheia e um concerto emocionante, para lavar a alma. Foi nesse cenário que a Banda Sinfônica de Aparecida comemorou, nesta segunda-feira (19), seus 10 anos de fundação. Vinculada e mantida pela Prefeitura de Aparecida, a Banda Sinfônica lotou o Anfiteatro Municipal Cantor Leandro para uma apresentação única, que misturou clássicos da música erudita, trilhas sonoras de filmes e canções da MPB e de outros ritmos tipicamente brasileiros, como baião e forró.

Prestigiado pelo prefeito Leandro Vilela e pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha, o evento com entrada gratuita celebrou uma década de transformação social de jovens e adolescentes aparecidenses por meio da música. Hoje, a Banda Sinfônica tem 90 músicos, a maioria jovens, com idade de 13 a 25 anos. Centenas de outros aparecidenses já passaram pelo grupo musical criado em 2015, na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, e aperfeiçoado por seu sucessor, Gustavo Mendanha.

O prefeito Leandro Vilela fez questão de reconhecer o legado deixado por Maguito e Gustavo para a Banda Sinfônica e a dedicação do maestro Francinaldo Rodrigues ao projeto musical.

Prefeito Leandro Vilela e o maestro Francinaldo Rodrigues

É um belo trabalho esse que o senhor sempre prestou à nossa cidade. Aparecida, neste mês, completou 103 anos de glórias, de vitórias, de conquistas, de desafios. E partindo desse exemplo da Banda Sinfônica, nós vamos fazer aquilo que foi feito nos moldes de Maguito e Gustavo, trazendo de novo a autoestima para a nossa população”, disse o gestor.

O maestro Francinaldo Rodrigues ressaltou que a Banda Sinfônica de Aparecida completa 10 anos celebrando um projeto que começou lá atrás, com um trabalho de formiguinha, e hoje nós temos 90 músicos.

É uma emoção muito grande ver tudo o que construímos ao longo desses 10 anos. Estive aqui desde o início, quando a ideia da Banda Sinfônica ainda era um sonho. Hoje, ver esse palco cheio de jovens músicos talentosos e esse público que nos prestigia com tanto carinho mostra que valeu a pena cada esforço. Esse projeto transformou vidas e se tornou parte da identidade cultural de Aparecida”, destacou o maestro Francinaldo Rodrigues.

Presente na celebração, o ex-prefeito Gustavo Mendanha destacou o impacto social e cultural da Banda Sinfônica e relembrou sua contribuição para o fortalecimento do projeto durante sua gestão.

A Banda Sinfônica é um dos projetos mais bonitos e transformadores que tivemos a alegria de fortalecer durante nossa gestão. Ver hoje esse palco cheio de talentos e a plateia emocionada é a confirmação de que investir na cultura é investir nas pessoas. Parabéns a todos os músicos, ao maestro Francinaldo e à gestão atual por manter vivo esse legado que começou com Maguito e segue inspirando nossa cidade”, afirmou ele ao lado de sua esposa, secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

O concerto

Foto: Jhonney Macena

A apresentação começou com um solo impecável da seção percussiva da banda. Logo depois, o grupo executou várias canções que evidenciaram a sintonia dos instrumentos de sopro, como o 4º movimento da Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák. Em um dos pontos altos da noite, a Banda Sinfônica tocou a canção Meu Tributo, do cantor Victorino Silva, uma das vozes mais icônicas da música cristã brasileira. A letra foi interpretada pelo pastor e vereador Isaac Martins, que emocionou a plateia com o canto lírico original do tema.

No auditório lotado, também estiveram presentes outras autoridades, como os vereadores Cristiano Zoi, Ataídes Neguinho e Rogério Almeida, e os secretários municipais Marlúcio Pereira (Cultura), Professora Núbia Farias (Educação), Mayara Mendanha (Assistência Social), William Panda (Habitação), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e Hans Miller (Chefe de Gabinete do Prefeito).

Deixe um comentário