O arquiteto Marcos Lula inaugura neste sábado (29) seu novo escritório, na Rua 1141, Setor Marista, em Goiânia. O espaço marca uma virada na carreira de 14 anos e traduz, de forma concreta, a evolução do profissional, seus processos criativos e sua visão de arquitetura. “Esse é o maior passo que já dei na minha carreira, um ato de confiança e a realização de um sonho que tenho há muitos anos”, diz Marcos.
O arquiteto explica que a mudança nasceu de uma necessidade real. A equipe cresceu, o fluxo de trabalho aumentou e o escritório anterior já não conseguia oferecer o nível de conforto desejado para colaboradores e clientes. “Precisávamos de área, de respiro, de acolhimento. O novo escritório foi concebido exatamente para isso: criar um ambiente confortável para todos e aprofundar nossa relação com quem nos procura”, afirma.
A escolha por uma casa foi decisiva para ampliar essa experiência. A equipe trabalha com diretrizes ligadas à natureza, aos materiais naturais e ao campo sensorial, pilares que, segundo o arquiteto, se potencializam quando associados à arquitetura residencial.
Com 330 m², sendo 200 m² de área construída, o novo endereço foi planejado para refletir a essência do escritório e Marcos o descreve como uma arquitetura sensível, guiada pela escuta atenta do cliente: “todo o projeto foi pensado para criar uma atmosfera que acolhe, da luz do céu ao som da água, do verde do jardim às pedras naturais. Nossa arquitetura é baseada no sentir, até mais do que no belo”.
Pedra natural, madeira, cerâmicas artesanais e obras de arte compõem a base material do espaço. O layout é dinâmico e adaptável, pensado para estimular encontros, trocas e processos criativos. A sala de Marcos funciona como uma sala de estar, com atmosfera acolhedora para que o cliente se sinta em casa. Ao final do percurso, um jardim integra os ambientes e funciona como área de convivência e pausa.
Ele define o novo escritório como a soma de suas memórias, vivências e aprendizados. Cada viagem, cada cliente, cada história atravessou o projeto de alguma maneira. “Trabalho muito com memória e afeto. Minhas experiências me formaram, e tudo isso aparece no espaço”, diz ele.
Referências
A participação na CasaCor Goiás 2023, quando assinou o ambiente sensorial Longe Origem, um espaço sensorial que prestava homenagem à maternidade, reforçou seu desejo de aprofundar esse tipo de abordagem. Publicações em revistas como a Casa Vogue também o estimularam a buscar um grau maior de sofisticação, sempre sem abrir mão do afeto.
As referências de hotéis em que se hospedou pelo mundo aparecem de forma clara, especialmente em sua sala, planejada a partir das melhores experiências de conforto, iluminação e acolhimento vividas nesses ambientes.
No posicionamento de mercado, Marcos afirma que o espaço traduz sua capacidade de atuar em diferentes escalas e regiões. O escritório, que já desenvolveu muitos projetos no interior de Goiás e tem presença marcante em diversas cidades, agora se prepara para ampliar sua presença em São Paulo e em outros estados. “Queremos deixar claro que temos cultura, know-how e maturidade para atender qualquer tipo de projeto. Este escritório é a base sólida de um crescimento que está só começando.”
Graduado pela PUC Goiás em 2013, Marcos Lula costuma dizer que “nasceu arquiteto”. O novo escritório representa o maior salto da trajetória do arquiteto: “É um ato de confiança de que as coisas continuarão dando certo.”



















