Argentina no inverno: esqui, aventura e gastronomia são destaque em Las Leñas, El Azufre e Ushuaia

De junho a setembro as montanhas ganham cores brancas, as cidades ficam mais charmosas e o clima frio é um convite para o visitante brasileiro
Argentina no inverno
(Foto: Divulgação)

A Argentina no inverno é um dos destinos favoritos dos turistas brasileiros. De junho a setembro, com a presença da neve, o número de visitantes vindos do país vizinho cresce em diversas cidades do sul argentino, impulsionado pela oferta de pistas de esqui não apenas em Bariloche, mas também em Las Leñas, El Azufre e Ushuaia.

Além do turismo de alto padrão, os esportes de inverno, a natureza e as paisagens marcantes compõem o cenário onde o esqui é uma das principais atrações, mas não a única.

Las Leñas, tradição de Mendoza

Localizada na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, Las Leñas fica a cerca de 1.200 quilômetros de Buenos Aires e é um dos centros de esqui mais conhecidos da América Latina. O destino atrai turistas tanto pela neve quanto pelas opções de lazer que vão da aventura ao descanso.

Sua base está a 2.240 metros acima do nível do mar, com o ponto mais alto a 3.430 metros. Esquiadores e praticantes de snowboard aproveitam a qualidade da neve, aliada à gastronomia internacional e à infraestrutura hoteleira confortável. A localização geográfica, somada às estruturas de produção de neve artificial, garante uma temporada prolongada, que costuma ir até o fim de setembro.

As experiências na neve incluem esqui noturno nas pistas Eros 1 ou Minerva, heliski (com helicóptero levando os praticantes a áreas de neve virgem), e descidas por teleférico com mais de 700 metros de desnível.

Há ainda outras atrações, como gastronomia de montanha, cassino, patinação no gelo, passeios fotográficos e o Parque de Neve, voltado para quem prefere não esquiar. Neste espaço, é possível andar de trenó, caminhar com raquetes e se divertir com tubing em boias infláveis. Para relaxar, há opções como massagens, saunas e tratamentos em spa.

El Azufre: turismo sustentável nas alturas

Em Malargüe, também na província de Mendoza, está El Azufre, centro turístico de alta montanha localizado a 2.400 metros de altitude. De perfil sustentável, o local tem o esqui como sua principal atividade.

O acesso é feito exclusivamente por helicóptero. O ambiente é ideal para quem busca aventura, neve em abundância, hospedagem acolhedora e gastronomia refinada, com atendimento personalizado.

Temporada no Ushuaia

No extremo sul da Argentina, Ushuaia oferece infraestrutura completa para esportes de inverno. São oito centros com atividades como esqui alpino, snowboard, trenós puxados por cães, motos de neve, caminhadas com raquetes, fogueiras noturnas, patinação no gelo e o tradicional Trem do Fim do Mundo.

A cidade se destaca pela qualidade da neve e pela paisagem singular, com vista privilegiada da Cordilheira e clima puro. A temporada de esqui vai de junho a outubro, considerada a mais longa da América do Sul. O Cerro Castor é o centro mais procurado para a prática do esporte.

Ushuaia também reúne atrações fora das pistas. Entre elas estão o passeio de barco pelo Canal de Beagle, visita ao Farol Les Éclaireurs, Parque Nacional Tierra del Fuego, lagos Escondido e Fagnano, voos panorâmicos, city tours, trekking no Glaciar Martial, museus e cavalgadas na neve.

A gastronomia regional é outro destaque. O cordeiro fueguino é um dos pratos mais tradicionais. Peixes, frutos do mar como a centolla, chocolates e doces de frutas silvestres enriquecem a culinária local, além da variedade de cervejas e licores artesanais.

Argentina no inverno
(Foto: Divulgação)
Argentina no inverno
(Foto: Divulgação)

Deixe um comentário