- Sadi Consati dá dicas para não errar na hora do make
Na hora de investir em maquiagem uma das maiores dúvidas das mulheres é como harmonizar as cores com o tom de pele. Para não errar, o consultor criativo da linha Intense de O Boticário, Sadi Consati, dá dicas para fazer as escolhas certas e ressaltar o que cada etnia tem de melhor.
O truque básico para acertar é experimentar o tom da maquiagem e analisar o contraste com a pele. Se, ao aplicar, você achar a aparência estranha é porque provavelmente não houve harmonia.
Atualmente, as regras estão mais flexíveis e o regulamento rígido no uso das cores de maquiagem ficou no passado. “Hoje, a variação das cores e tonalidades é infinitamente maior e possui modernas texturas e acabamentos, permitindo que todas usem de tudo”, ressalta Sadi.
É preciso idealizar a maquiagem como um todo, pensando nas cores de todos os itens: sombra, blush, lápis e batom. A sombra azul, por exemplo, fica bem em loiras quando usadas em tonalidades mais claras, de fundo branco ou prata. Ao utilizar esse tom de sombra, opte por blush pêssego e batom rosa ou lilás. Já com sombra verde, opte por um blush num tom coral e, na boca, invista em tons avermelhados. É uma combinação certeira.
Na pele negra, os tons claros não ganham um contraste harmonioso. A dica aqui é apostar no azul marinho, dark blue e navy. Para quem não se sente segura na combinação das cores, o ideal é escolher apenas um ponto do rosto (olhos, blush ou boca) para colorir e, no restante, abusar dos tons neutros.
Confira abaixo mais algumas dicas para acertar na cor e ressaltar o que você tem de melhor.
Batom: morenas ficam bem com tons caramelo, coral, laranja, bronze e vermelho. Negras, com as cores vinho, berinjela, chocolate e vermelhos fechados. Já para as branquinhas e orientais, os tons de rosa, lilás, caramelo, bege, pêssego e vermelhos abertos e vibrantes são as opções ideais.
Blush: para as morenas e negras, são indicados os terracotas, vinhos, marrons com pigmentos dourados ou bronzes. Nas orientais, a aposta fica com os tons de rosa fechado ou com pigmentos bronze, pêssegos e marrom claro. Nas peles claras, bege-rosados, pêssegos, rosas e cerejas.
Sombras e lápis:
Olhos castanhos claros: combinam com tons puxados para o bronze e cobre, assim como dourado, azul, verde e lilás. Use lápis preto para um olhar mais intenso à noite e marrom para o dia.
Olhos pretos: sombras nas cores cinza e preto sempre caem bem. Os tons de rosa e nude realçam a cor dos olhos. Lápis preto é o ideal.
Olhos verdes: sombras lilás ou roxa, assim como cinza e preta, valorizam os olhos verdes. O lápis pode ser marrom escuro ou preto.
Olhos azuis: sombra bege, marrom ou dourada acetinada, com lápis marrom para o dia. As cores ajudam a ampliar o olhar. Para um efeito mais ousado, o lápis pode ser trocado pelo preto.