Movimento Hotspot prorroga inscrições até agosto

A organização do Movimento HotSpot, prêmio de inovação e criatividade que busca revelar novos talentos no Brasil, anuncia a prorrogação do prazo para inscrições até o dia 31 de agosto. Com essa alteração de calendário, a fase doscouting (busca), quando o projeto realiza ações off-line em 16 capitais, deixa de ser eliminatória e torna-se inclusiva, permitindo que novos criativos continuem inscrevendo seus trabalhos. Essa mudança tem o propósito de facilitar a interação com os candidatos, envolver comunidades e incentivar a participação, antes que se inicie a fase eliminatória – festivais culturais que vão percorrer 10 cidades brasileiras.
“À medida que fomos colocando o Movimento HotSpot na rua e observamos a reação das pessoas, percebemos uma demanda favorável por interação, que já estava presente na plataforma online, mas não no formato que a etapa #2, o scouting (eventos de busca dos candidatos que ocorrerá em 16 capitais), foi pensada originalmente.” explica Paulo Borges, um dos idealizadores do Movimento HotSpot. “Imaginamos essa fase de scouting como uma oportunidade de entrevistar os inscritos, funcionando como uma fase intermediária entre as inscrições e a primeira eliminatória, os Festivais Regionais, mas entendemos que a presença física do Movimento HotSpot nessas cidades, propondo conteúdo e interação, provoca quem é criativo e mais candidatos em potencial serão mobiliz ados e instigados a participar. Por isso não faria sentido as inscrições já estarem encerradas nessa fase. Dentro da dinâmica atual, nosso scouting, de fato, levará a campo, a busca por criativos que começou online. Como o projeto, além de embrionário, é orgânico, resolvemos fazer adaptações”, completa.
O Movimento HotSpot (MHS) objetiva fomentar a inovação e a Economia Criativa no Brasil, reconhecendo criativos em 11 categorias:arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música. Para participar, o interessado cria gratuitamente um perfil no portal movimentohotspot.com, seleciona a categoria na qual deseja concorrer e posta informações e imagens que representem seu trabalho.
Todo material fica disponível no portal para receber comentários dos internautas e também a avaliação do MHS. Os candidatos que se destacarem serão selecionados por um time de curadores para mostrar seus trabalhos em festivais multiculturais e, posteriormente, para participar de uma imersão criativa no Rio de Janeiro e em São Paulo, que vai determinar os vencedores em cada categoria.
O MHS entregará prêmios no valor de 10 mil reais para o vencedor de cada uma das 11 categorias, sendo que exclusivamente na categoriaIdeia serão premiados os três melhores projetos. O autor da proposta mais inovadora na categoria Ideia receberá, ainda, um investimento de até 200 mil reais para lançar seu projeto no mercado.
Na categoria Moda o vencedor também receberá um prêmio especial de até 150 mil reais para o desenvolvimento de uma coleção que será desfilada no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week. Todo o dinheiro será gerenciado pela organização do MHS, para investir no desenvolvimento de uma carreira profissional para esses criativos.
O Movimento HotSpot é uma realização do IN-MOD, Instituto Nacional de Moda e Design, um dos grandes fomentadores da economia criativa e dos mais importantes eventos de moda e design da América Latina (SPFW, Fashion Rio e Design São Paulo). A Vale e a Riachuelo são os patrocinadores máster do projeto, que conta ainda com a parceria do Sebrae Nacional e apoio das revistas Elle e Super Interessante.

Deixe um comentário