Praticar exercícios físicos é fundamental para levar uma vida saudável. O esporte alivia o estresse causado pela rotina diária, mantém o corpo em equilíbrio e melhora a qualidade de vida. Mas é preciso ficar atento com a empolgação pela conquista de um corpo perfeito, em um curto espaço de tempo. Os exageros podem causar lesões nos músculos e articulações.
De acordo com a fisioterapeuta da Fisiotrauma Excellence, Nara Beatriz Matos, as pessoas devem respeitar o equilíbrio na relação entre a atividade física e a saúde. Do contrário, em vez de alcançarem os benefícios esperados, poderão sofrer graves lesões. “O exagero na realização de exercícios físicos e a falta de acompanhamento adequado dentro das academias são motivos para o aparecimento de lesões musculares, tendinosas e ligamentares durante a prática dos exercícios”, afirma.
A melhor maneira de evitar lesões é começar a praticar atividades de maneira lenta e gradual. “Quando o aluno começa com a corda toda, querendo resolver todo o sedentarismo no primeiro dia, provavelmente, sentirá muitas dores. Além disso, é de suma importância estar bem orientado para não errar na execução dos exercícios, pois o movimento, quando feito de forma incorreta, faz com que o risco de lesões aumente significativamente”, explica Matos.
Além da avaliação física, o ideal é que o aluno faça uma avaliação nutricional, pois uma alimentação adequada facilitará o trabalho muscular e a resistência para os exercícios. Outro fator que deve ser levado em consideração é o tipo de tênis escolhido para prática de atividades físicas. A fisioterapeuta recomenda fazer um teste de pisada para saber qual o calçado adequado.
Para evitar dores de cabeça, Nara indica fazer uma avaliação com um fisioterapeuta para que ele possa identificar possíveis áreas de risco, ou seja, que possam vir a sofrer lesões. “A fisioterapia atua tanto na área preventiva quanto na curativa. Na avaliação preventiva, o especialista irá orientar o paciente para os exercícios que devem ser evitados e na correta execução dos movimentos. Já para quem já possui uma dor, o ideal é iniciar a fisioterapia o mais rápido possível antes que a lesão se torne crônica ou extensa”, conclui Nara.