Lucimar Veiga e Dorinha Crispim
Hoje, 1º de fevereiro, é o Dia do Publicitário. Que tal falar um pouco do principal ingrediente desta profissão, que é a criatividade? Os publicitários vivem o desafio diário de enxergar o inusitado nas situações mais triviais para criar propagandas que chamem a atenção do público.
Dorinha Crispim, publicitária com mais 25 de atuação, acumula uma longa caminhada no assunto. Ela explica que a criatividade é um exercício diário de talento, observação e esforço. “Quanto mais o profissional cobra de si mesmo um raciocínio criativo, mais ele se acostuma a trabalhar com este foco”, diz
Além disso, é preciso mergulhar na realidade, pois o processo criativo inspira-se na própria vida e deve ser alimentado com o poder de observação dos profissionais. “Tudo que se vive, sente, vê, lê pode se tornar um elemento de criação. O publicitário deve ser um curioso e observador nato, atento a tudo que acontece ao seu redor”, diz. Somente assim, ele consegue captar a essência para criar campanhas com as quais o público se identifica.
“Nosso desafio é estabelecer um vínculo entre a informação e o público com uma mensagem criativa e estratégica ao mesmo tempo”, complementa a publicitária Lucimar Veiga, sócia de Dorinha Crispim. Juntas elas comandam a Crispim+Veiga Propaganda, uma a agência tem como filosofia de trabalho a soma de criatividade, experiência e integração da equipe.
Hoje, elas reúnem os profissionais de sua agência de publicidade para uma reunião extraordinária. Desta vez o assunto não será de criação ou alinhamento de estratégias de campanhas, mas a celebração do Dia do Publicitário. Na hora do almoço, uma big mesa será montada na Pizza Hut para receber os 23 integrantes de sua equipe e parabeniza-la pela escolha de uma profissão versátil, multidisciplinar e pautada no exercício da criatividade.