Para quem acredita que o Facebook serve apenas para contatos pessoais de relacionamento, atenção: uma pesquisa publicada na última semana nos Estados Unidos revelou que 55% das empresas admitem ficar de olho na rede social mais acessada do planeta.
O mercado de recrutamento está em ebulição com o resultado da pesquisa realizada empresa americana Jobvite. Após ouvir depoimentos de 800 executivos de recursos humanos dos Estados Unidos, os pesquisadores constataram que 90% dos entrevistados utilizam as redes sociais durante o processo de seleção dos candidatos.
O mercado de recrutamento está em ebulição com o resultado da pesquisa realizada empresa americana Jobvite. Após ouvir depoimentos de 800 executivos de recursos humanos dos Estados Unidos, os pesquisadores constataram que 90% dos entrevistados utilizam as redes sociais durante o processo de seleção dos candidatos.
Mesmo com significativa relevância do Facebook, a rede social Linkedin se mantém no topo da lista de ferramentas online preferidas dos recrutadores americanos. Do total de participantes, 87% afirmaram que checam o perfil do Facebook dos candidatos.
Dos recrutadores que usam Linkedin, 94,5% diz que obtiveram sucesso nas contratações por meio da ferramenta. Na rede Zuckerberg, o número é mais modesto. Apenas 24,2 % conseguiram informações relevantes para o recrutamento.
Dos recrutadores que usam Linkedin, 94,5% diz que obtiveram sucesso nas contratações por meio da ferramenta. Na rede Zuckerberg, o número é mais modesto. Apenas 24,2 % conseguiram informações relevantes para o recrutamento.
Para o especialista em marketing digital, Cláudio Fricks, a tendência de utilização do Facebook pelo mercado é de aumentar cada vez mais. “A utilização desta rede social pelos recrutadores é bastante estratégica. O Facebook concentra informações importantes, como dados pessoais, informações sobre onde os candidatos trabalharam ou estudaram. Estes dados podem ajudar bastante no processo de seleção”, conta Fricks.