Casa Cor Goiás 2010

Casa Cor Goiás 2010 alia sustentabilidade e felicidade em ambientes sofisticados e confortáveis

Está aberta a maior mostra de decoração da América Latina. A 14ª edição da Casa Cor Goiás celebra a felicidade e a sustentabilidade, apresentando os melhores arquitetos, paisagistas, designers e decoradores em ambientes surpreendentes. Com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, o grande desafio desta edição foi provar que é possível criar espaços originais, sofisticados, confortáveis, funcionais, de bom gosto e que inspirem felicidade. A mostra acontece de 07 de maio a 15 de junho na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, em Goiânia-GO.

Durante 40 dias, o público irá conferir o que há de melhor em materiais, equipamentos e produtos, ecologicamente corretos, nos 47 ambientes, apresentados por 75 profissionais renomados, destacando: Espaço Saúde, Loft do Esteta, Academia em Casa, Sala de Marketing, Sala do Advogado, Jardim Vertical, Cerveja Bar e a Praça Casa Cor, local destinado ao convívio e à realização de eventos.

As organizadoras da Casa Cor Goiás, Eliane Martins e Sheila Podestá, da SE Promoções e Eventos, querem proporcionar uma experiência completa para os visitantes da mostra, oferecendo opções de diversão para toda a família. A gastronomia vai comandar os pontos de encontro em cinco ambientes. Direto de Brasília, o chef Rodrigo Sanchez está em Goiânia para conduzir pela terceira vez o restaurante da mostra, o I Maestri. No Café, os visitantes vão conferir as delícias da Confeitaria Doce Doce. O bar está sob o comando do Hakone Japanese N’ Fusion. No Cerveja Bar, o público pode apreciar a cerveja oficial do evento, Stella Artois. No Lounge Gourmet, serão realizados pequenos eventos.

A diversão não para por aí. A mostra oferece como sugestões de compra a Loja Casa Cor, que apresenta sua linha de produtos licenciados, constituída por roupas de cama e banho, cerâmicas, revista e livros. A Loja Purpurina Flor traz sua linha exclusiva de bolsas, carteiras e acessórios, desenvolvidos nas mais variadas cores e tecidos e que enfatizam o charme e a delicadeza, como forma de realçar a beleza feminina. O Espaço Sebrae, por sua vez, expõe o melhor do artesanato goiano.

Espaço Exclusivo – Em 2010, a Casa Cor Goiás é realizada no Espaço EBM, construído exclusivamente para o evento. Localizado na Alameda Ricardo Paranhos, um dos endereços mais nobres da capital goiana, no Setor Marista, a área ultrapassa 3 mil m². O espaço é dividido em três pavimentos, que revelam como é possível morar bem e viver feliz. O pavimento térreo abriga os ambientes projetados para offices, além de espaços de uso coletivo como a Sala de Cinema, o Espaço Saúde e a Brinquedoteca.

O primeiro pavimento traz tendências de ambientes amplos como livings, homes e cozinhas para quem gosta de viver em grandes espaços. Exibe também opções de estúdios que mostram soluções para viver confortavelmente em espaços compactos. O segundo pavimento apresenta um modelo de apartamento planejado, que será padrão de lançamento da EBM Incorporações e que foi, hipoteticamente, idealizado para uma família com criança e adolescente.

Setor Marista – Localizado na região Sul de Goiânia, o setor Marista é considerado o endereço mais nobre da cidade. Criado no início dos anos 60, o bairro era predominantemente residencial. Com o passar do tempo, a construção de belas mansões, sobrados e edifícios inteligentes foram transformando-o num exemplo de arquitetura moderna e contemporânea. A instalação de clínicas médicas, bares, restaurantes, pizzarias, cafeterias, lojas de decoração e de moda, clubes, academias, shoppings, colégios e boates fez do local uma zona mista. Com o desenvolvimento da área comercial, o bairro alterou o cotidiano de seus moradores, facilitando o acesso a serviços, inclusive para moradores de setores vizinhos. Hoje, residências e comércio convivem lado a lado, fazendo com que o Setor Marista seja rota obrigatória para quem quer usufruir de diversos serviços com bom padrão de qualidade e para quem quer conhecer o melhor da vida noturna da cidade.

Alameda Ricardo Paranhos – O Marista possui localização estratégica, sendo responsável pela ligação de importantes bairros situados nas regiões leste, oeste e sul da cidade. Além das avenidas 85 e 136, a Alameda Ricardo Paranhos é uma das mais importantes vias do setor. Possui 2,5 km de extensão. É exuberante em sua arborização e na dimensão das vias. É isso que proporciona sua vocação para atividades de lazer, cultura e esporte. Como a alameda possui movimento relativamente tranqüilo, principalmente no início da manhã e no final da tarde, é considerada uma área ideal para passeios de bicicleta aos domingos e a prática de cooper durante a semana e fins de semana. Por isso, a Ricardo Paranhos se tornou referência para quem gosta de praticar esporte, acolhendo eventos como os circuitos de corrida.

Sustentabilidade – Em 2010, a mostra aprimora o conceito de sustentabilidade incorporado ao evento em 2009, propondo uma mudança de comportamento. Aos poucos, a Casa Cor Goiás está implantando as práticas sustentáveis para que, em 2012, a mostra se torne referência no tema. A sustentabilidade é percebida no evento por meio do uso de materiais sustentavelmente corretos na preparação dos espaços, na orientação aos expositores, na separação e reaproveitamento do material descartado, de maneira a “atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Esta é uma das definições mais abrangentes de sustentabilidade”, declara Sheila Podestá.

“Para ser sustentável, qualquer empreendimento deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O tema sustentabilidade está em evidência, mas o conceito acaba sendo aderido por muitos simplesmente por modismo ou necessidade. O correto seria se este tema fosse sempre aderido pelo nível de consciência”, declara Eliane Martins.

Em 2009, o Grupo Sustentax foi o responsável pela introdução e conscientização dos profissionais sobre o tema sustentabilidade e as vantagens de sua utilização na concepção dos ambientes. Já em 2010, a idéia é empregar a sustentabilidade de forma efetiva em todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação e durante a mostra e também na sua desmontagem. A meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, conhecida como design reverso, o que é um estímulo para que os profissionais se aprofundem sobre o tema, resultando em benefícios para a mostra e também em seus projetos pessoais.

Ambientes Premiados – Os profissionais participantes da Casa Cor Goiás 2010 tiveram mais um estímulo para caprichar na elaboração dos ambientes para a mostra. Isso porque a organização do evento premiará os melhores espaços em cinco categorias: Ambiente mais Sustentável; Melhor Ambiente; Ambiente mais Original; Melhor Ambiente de Uso Público e Melhor Ambiente Comercial. A comissão julgadora será constituída por jornalistas, publicitários, artistas plásticos, membros do grupo Sustentax – apoiador institucional da mostra – e outros expoentes da sociedade goiana. Os vencedores receberão um troféu e dois certificados da honraria, sendo que um deles ficará exposto no ambiente durante toda a mostra.

Acessibilidade – Logo na entrada do evento, o visitante tem seu primeiro contato com a acessibilidade. A calçada que circunda a mostra oferece piso antiderrapante, sem obstáculos públicos ou particulares que impeçam a mobilidade ou que dificultem a circulação. O piso-guia possui frisos em relevo que indicam a direção que a pessoa com deficiência visual deve seguir, seja para frente ou para o lado. Além disso, possui inclinação e largura adequadas a todas as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida permanente ou temporária.

O projeto, executado pela arquiteta Izabel Jácomo e supervisionado pelo engenheiro Civil Augusto Fernandes, especialista em acessibilidade, gera autonomia e segurança para todos os visitantes e especialmente para aqueles que precisam de atenção especial como os idosos, as crianças, os portadores de deficiência física ou visual, as gestantes e condutores de carrinho de bebê. Além disso, no interior da mostra, os ambientes são amplos para facilitar a circulação, com a existência de rampas onde há desnível, elevador e banheiros projetados dentro das normas de acessibilidade.

Tecnologia – A Casa Cor Goiás 2010 apresenta diversos espaços projetados dentro do conceito de ambiente inteligente, onde é possível programar e controlar simultaneamente todos os equipamentos de imagem, áudio, iluminação e climatização. Além de expor os mais modernos itens em áudio, vídeo, acústica, climatização, sonorização e iluminação, a mostra exibe também lançamentos como computadores cujas CPUs são integradas aos monitores, TVs de LED, Ipad, toldos e persianas motorizados e automatizados, armários com iluminação interna, dentre outros.

Personalidade Homenageada – O renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa será a personalidade homenageada na 14ª edição da mostra. Nascido na França, em 1902, o filho de brasileiros em serviço no exterior morou em diversos países, mas foi no Brasil que estudou pintura e arquitetura, dando início a uma trajetória que mudou os padrões arquitetônicos brasileiros.

Em 1938, ao lado de Oscar Niemeyer, Lúcio projetou o pavilhão brasileiro da New York Worlds Fair. Na década de 50, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano Piloto de Brasília. Nos anos 60, foi chamado para chefiar a equipe que projetou a recuperação da cidade de Florença, na Itália, após uma enchente. Dentre diversos outros projetos, o arquiteto e urbanista iniciou, em 1969, a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 13 de junho de 1998, faleceu em casa, também no Rio.

Revista Casa Cor Goiás – A mostra traz para os amantes da decoração a segunda edição da Revista Casa Cor Goiás, que retrata o estilo de vida voltado para os segmentos de arquitetura, decoração, design e paisagismo e valoriza o trabalho dos profissionais participantes da exposição. A revista, que é anual e prima por um alto padrão gráfico e qualidade editorial de luxo, também apresenta tendências, curiosidades e inovações nos segmentos relacionados à decoração.

Dentre as pautas que compõem a edição da revista em 2010 destacam-se a sustentabilidade, a felicidade para morar e viver e a homenagem ao arquiteto e paisagista Lúcio Costa, os temas norteadores da mostra nesse ano, além de matérias sobre entretenimento, compras, lazer e gastronomia. A Revista Casa Cor Goiás estará disponível para aquisição durante todo o período do evento.

Special Sale – A Casa Cor Goiás repetirá em 2010 o Special Sale, sucesso na mostra no ano passado. Marcado para os dois últimos dias de realização da Casa Cor, dias 14 e 15 de junho, o Special Sale trará todos os produtos vendáveis disponíveis nos 45 dias do evento, incluindo mobiliário, objetos, obras de arte, gravuras, esculturas eletroeletrônicos, equipamentos e acessórios diversos com descontos que podem chegar a 70%. A Casa Cor Goiás vai oferecer apoio na divulgação publicitária e na venda, enquanto os fornecedores serão os responsáveis diretos pela venda e pela definição direta da forma de pagamento e entrega do produto.

Ficha técnica da Casa Cor Goías 2010:

Local: Alameda Ricardo Paranhos, esq. com Rua 1131, Qd. 249 – Setor Marista Período: 07 de maio a 15 de junho de 2010 Horários da Bilheteria: das 15 às 22h, de terça a sexta-feira das 12 às 23h, sábado, domingo e feriados Ingressos: R$ 26 – inteira R$ 13 – meia (com a apresentação de comprovante de estudante referente ao ano de 2010)

Manobristas no local

Mais informações: www.casacor.com.br ou pelo telefone (62) 3224.20.23

Comer e beber

Restaurante I Maestri – Direto de Brasília, o chef Rodrigo Sanchez está em Goiânia pela terceira vez para conduzir o I Maestri, o restaurante exclusivo da mostra e que é sucesso total entre os apreciadores da boa mesa. Rodrigo, que faz parte da terceira geração de uma família de chefes de cozinha, promete arrasar na 14ª edição da Casa Cor Goiás com um cardápio clássico e destaques para o carpaccio, o confit de pato à francesa (cujo preparo demanda 16 horas de cozimento) e pratos de peixes e frutos do mar. Além disso, o chef vai trabalhar a denominada cozinha molecular, com pratos orgânicos, azeite em pó, fusão entre dois peixes, dentre outros. Amante declarado da culinária francesa, Rodrigo também inclui pratos italianos e espanhóis em seu cardápio, que é todo preparado com a adição de produtos regionais, o que garante receitas exclusivas. Rodrigo de Moraes Sanchez Aguyao, que faz parte de uma família de origem espanhola, estudou Hotelaria durante três anos na escola Les Roches, na Suíça, onde aprendeu as técnicas para criar misturas e molhos corretos. Depois, aprimorou sua técnica trabalhando com grandes chefs da Inglaterra e França, como Joel Robuchon; e nos Estados Unidos, onde conviveu com Daniel Boulud, em Nova York, e Charlie Trotter, em Chicago. Após seis anos no exterior, Sanchez voltou ao Brasil para concretizar o seu grande sonho: abrir um restaurante que se tornasse referência gastronômica. O chef comanda, em Brasília, o Lounge I Maestri, que alia jovialidade à sofisticação, sua marca registrada.

Bar Hakone – O melhor restaurante oriental da cidade, eleito pela Revista Veja em 2009, o Hakone Japanese N’Fusion vai comandar o bar do evento. Um novo conceito em gastronomia japonesa será apresentado em um cardápio surpreendente que te levará a sentir todas as maravilhas de um oriente contemporâneo. Os visitantes da Casa Cor Goiás poderão desfrutar ainda da seleta carta de vinhos, incluindo vinhos brancos, tintos, rosé e vinhos para sobremesa, além de opções variadas dos legítimos sakes produzidos no Japão, Estados Unidos e Brasil.

Doce Doce – Os cobiçados doces e salgados da confeitaria Doce Doce estão pelo quarto ano consecutivo na Casa Cor Goiás. Suas tortas, doces como nhá-benta, merengue e tartelete de morango; salgados como enroladinhos, esfihas, quiches, folhados, pães de batata, rissoles, além das empadas de bacalhau, camarão, palmito, queijo, mexicana e de frango, que vêm na massa comum ou na massa podre, fazem o maior sucesso na capital goiana. Neste ano, a Doce Doce traz uma novidade para o evento: a febre do cupcake. Um mini-bolo que tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas). O pequeno bolo fez sucesso em Nova Iorque e na Europa muito antes de Carrie Bradshaw devorar cupcakes em “Sex and the City“, e agora chega ao Brasil. A Doce Doce vai apresentá-los com cobertura de Marshmallows de cores vibrantes e com recheio de ganache, limão, chocolate ou baunilha.

Cerveja Bar – Os visitantes da Casa Cor encontrarão, no Cerveja Bar, a Stella Artois – cerveja oficial do evento, que já conquistou a admiração e o reconhecimento dos paladares mais requintados. A Stella Artois,é uma das marcas de cerveja mais conceituadas e antigas do mundo. Comercializada em mais de 80 países, a cerveja, originária da Bélgica – e agora também produzida no Brasil -, conquistou a maioria de seus adeptos no segmento de luxo e tornou-se um dos ícones do mercado europeu. Nascida na Bélgica, berço dos melhores mestres cervejeiros, Stella Artois é uma cerveja super premium, de sabor balanceado e marcante. Resultado de mais de 600 anos de tradição – o início de sua produção data de 1366 – o grande segredo da marca é o uso de ingredientes de primeiríssima qualidade, além do processo de produção exclusivo. Para cada litro de Stella Artois são usados 8 litros de água cuidadosamente tratada. A cevada, que dá origem ao malte que determina o sabor da cerveja, é considerada a melhor do mundo. O lúpulo do tipo Saazner vem da República Tcheca e é o mais caro do mercado, e a levedura, originária da Bélgica, é exclusiva da Stella Artois.

Compras

Loja Casa Cor – A Casa Cor, maior evento de decoração da América Latina, amplia em 2010 sua linha de produtos licenciados, constituída por roupas de cama e banho, cerâmicas, home sprays, velas, uma coleção de CDs, revista e livros da mostra. Na edição goiana da mostra, os produtos serão comercializados na Loja Casa Cor, espaço assinado pela designer de interiores Rose Campos Vaz.

A cerâmica Porto Brasil traz as linhas Dots, Black & White e Xocoalt, compostas por pratos rasos, fundos e de sobremesa, souplats, xícaras e pires de chá e café e bowl, marcadas por cores, formas e padrões diferenciados, para propiciar novas experiências sensoriais.

Deixe um comentário