Investir em qualidade para a indústria será uma das diretrizes da nova Diretoria Executiva da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), eleita nesta segunda-feira (5/10) para o quadriênio 2027-2030. Em chapa única, o pleito confirmou o empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à frente da entidade no período.
Com foco no aumento da competitividade da indústria goiana, a nova gestão terá como prioridade o investimento contínuo na qualidade e na melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Indústria em Goiás. O plano de trabalho abrange a formação educacional básica e profissionalizante, a implementação de soluções tecnológicas, o apoio à inovação nos processos produtivos e ações voltadas ao trabalhador da indústria, suas famílias e a comunidade.
Segundo André Rocha, a gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido por seus antecessores. “Vamos dar cada vez mais instrumentos para que os sindicatos estejam mais próximos de seus associados e queremos aproximar mais ainda a Fieg das indústrias goianas e do setor público, estreitando parcerias”, salientou.
Entre as metas estão o monitoramento energético, o desenvolvimento da infraestrutura e da logística e a defesa da modernização de processos burocráticos. “Não defendemos apenas CNPJs. Defendemos famílias, empregos de qualidade, a educação como ponte para oportunidades e a saúde integral como qualidade de vida”, ressaltou.
Educação e formação profissional
Na área educacional, conduzida pelo Sesi e pelo Senai Goiás, as diretrizes da gestão preveem a valorização do corpo docente e o fortalecimento de competências alinhadas às novas demandas do mercado de trabalho. Entre as medidas estão o preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ensino de robótica e a certificação internacional em língua inglesa por meio do exame TOEFL, ampliando as oportunidades para os jovens estudantes goianos.
O quadriênio 2027-2030 também prevê a conclusão de obras e projetos de modernização já em andamento. O cronograma prevê, ainda este ano, a inauguração de novas unidades de ensino e atendimento tecnológico do Sesi e do Senai em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, além da entrega de academias no Jardim Planalto, em Goiânia, e em Aparecida de Goiânia.
Já em 2028, está prevista a entrega da escola Sesi Senai Trindade e da Escola de Referência Sesi Jardins, em Goiânia, projeto voltado à formação educacional e tecnológica. Com início das atividades previsto para janeiro de 2028, o complexo está em ritmo acelerado de construção e foi concebido com uma proposta pedagógica que reúne recursos digitais, ensino maker e metodologia STEAM, com integração entre ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
O projeto prevê 400 ambientes educacionais equipados com recursos digitais e estrutura voltada ao desenvolvimento de novas competências, com foco na formação integral dos alunos.
Atuação do IEL Goiás
O dirigente destacou ainda o papel do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), que atua na gestão executiva nos setores privado e público e como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), com presença em diferentes regiões do Estado.
De acordo com André Rocha, as ações da nova gestão estarão orientadas pelo Mapa Estratégico da Indústria de Goiás e pela Agenda da Indústria Goiana. “Nossa bússola está desenhada no Mapa Estratégico da Indústria de Goiás e na Agenda da Indústria Goiana, construindo o mapa do Sistema Fieg com objetivos claros e desafios para cada uma das casas”, reforçou o presidente eleito ao apresentar as metas e diretrizes para o novo ciclo da entidade.
Composição da Diretoria Executiva (2027-2030)
A chapa única para o quadriênio 2027-2030 é formada por lideranças representativas dos diversos segmentos industriais do Estado:
Presidente: André Luiz Baptista Lins Rocha
1º Vice-presidente: Flávio Santana Rassi
2º Vice-presidente: Emílio Carlos Bittar
3º Vice-presidente: Célio Eustáquio de Moura
1º Diretor-Secretário: Heribaldo Egídio da Silva
2º Diretor-Secretário: Marcelo José Carneiro
1º Diretor Financeiro: José Divino Arruda
2º Diretor Financeiro: Jerry Alexandre de Oliveira Paula
*Presidente da Regional Anápolis: Ubiratan da Silva Lopes

Perfil do presidente eleito
André Rocha é engenheiro civil e empresário, com forte atuação nos setores sucroenergético e de bioenergia. Ocupa a presidência-executiva do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar), Sindicato da Indústria de Geração de Bioenergia do Estado de Goiás (Sind-Bio) e Lide-Goiás. Com forte atuação classista, integra conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Fiesp e do Sebrae Goiás, além de ser membro ativo do Coagro. À frente da Fieg, lidera projetos voltados ao crescimento industrial, à atração de investimentos e à formação profissional no Estado.














