O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, nesta quarta-feira (6), para Washington, D.C., nos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente Donald Trump. A agenda bilateral tem como foco o comércio e o combate ao crime organizado, com encontro marcado para quinta-feira (7), na Casa Branca.
O governo brasileiro pretende apresentar ações recentes voltadas ao enfrentamento das organizações criminosas, reforçando a cooperação internacional no setor. No mês passado, Brasil e Estados Unidos firmaram um acordo de cooperação para combater o tráfico internacional de armas e drogas. A parceria prevê o compartilhamento de informações sobre apreensões realizadas nas aduanas dos dois países, com o objetivo de agilizar a identificação de padrões, rotas e conexões entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.
Outros temas também podem integrar a pauta, como questões geopolíticas e a exploração de terras raras e minerais críticos.
O encontro foi negociado previamente pelas equipes diplomáticas e confirmado nos últimos dias. A viagem de Lula deve ser breve, restrita à reunião oficial, com retorno ao Brasil logo após o compromisso. Integram a comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça e Segurança Pública, Wellington César; da Fazenda, Dario Durigan; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Relações bilaterais
Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Durigan afirmou que a expectativa do governo é avançar na normalização das relações entre os dois países, apesar de pressões contrárias. “Minha expectativa é que a gente siga normalizando a relação bilateral com os Estados Unidos. Não podemos permitir que fatores externos prejudiquem os interesses da população brasileira”, declarou.
O ministro também destacou que o Brasil poderá adotar medidas de reciprocidade caso os Estados Unidos imponham tarifas por razões políticas. Além disso, reiterou que o país mantém o compromisso de atuar de forma conjunta no combate ao crime organizado, fortalecendo a cooperação internacional. (Fonte: Agência Brasil)














