A Chapada dos Veadeiros é um daqueles lugares que ensinam outra lógica de tempo, uma que acompanha o ritmo da natureza. No dia 31 de janeiro, essa cadência própria se impõe também aos corredores. Na 11ª Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros, o terreno não convida a olhar para o relógio, mas para o que o caminho entrega: 21 km às margens do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, percorridos 100% em asfalto em um percurso que vai do Morro da Baleia até a Vila de São Jorge, com vistas que alternam horizontes amplos, paredões de pedra e quedas d’água ao longe.
Com largada às 16h no Morro da Baleia, um dos cartões-postais mais fotografados da região, e chegada na Vila de São Jorge, os 21 km podem ser realizados individualmente ou em revezamento em dupla. “A Chapada tem um terreno vivo: sobe, desce, a temperatura muda, a paisagem muda. O corredor precisa se adaptar o tempo todo. É desafiador, mas é exatamente isso que torna a prova tão marcante. É preciso estratégia, mas também entrega. O corredor sente o corpo trabalhar, mas sente também a força da natureza em volta. Essa é a graça daqui, não existe quilômetro neutro”, explica Marquinho Cerrado, diretor da Cerrado Adventure, organizadora da prova.
Para muitos participantes, a prova, que exige presença, percepção e entrega, ultrapassa o objetivo de performance e se torna quase um ritual, pelo cenário e pelo simbolismo espiritual do território. Essa atmosfera é reforçada pela confraternização após a prova, com open bar, open food e música ao vivo, um dos elementos que tornaram o evento conhecido nacionalmente pela integração entre atletas, moradores e visitantes.
Em uma região reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, a realização da Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros segue protocolos de responsabilidade ambiental e apoio às práticas de conservação local. A Cerrado Adventure trabalha em parceria com guias, empreendedores locais e moradores para garantir impacto positivo na economia regional e mínima interferência no ecossistema. Os pontos de hidratação ao longo do percurso, por exemplo, não distribuem copos plásticos e disponibilizam formas de abastecimento de recipientes. Com 850 atletas confirmados, a 11ª edição da Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros confirma a alta procura por provas que unem natureza, comunidade e experiência.
Para a Olympikus, patrocinadora desta edição do evento, a Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros faz parte do movimento das 50 provas comemorativas pelos 50 anos da marca e representa um retorno simbólico ao território onde já realizou uma edição memorável do Bota Pra Correr. “O cluster #PraCorrerComOsOlhos nasceu do desejo de mostrar que o Brasil tem percursos que transformam a relação do corredor com o esporte. A Chapada é um dos melhores exemplos disso; ela amplia a experiência de correr, tem uma profundidade que envolve história, energia e identidade. Voltar para cá é continuar escrevendo um capítulo importante da nossa caminhada como marca brasileira”, afirma Bianca Dallegrave, gerente de marketing da Olympikus.
A Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros acontece no mesmo fim de semana da Maratona Rota do Sol Nascente, no Rio Grande do Norte, e da Corre Carnaval Folia, em Salvador, o que reforça a diversidade do projeto das 50 provas comemorativas. Em um único fim de semana, a Olympikus celebra três cenários que representam a vastidão do Brasil: o litoral potiguar, o Cerrado do Centro-Oeste e o axé da Bahia.
Serviço – Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros 2026
Data: 31 de janeiro de 2026
Largada: 16h – Morro da Baleia
Chegada: Vila de São Jorge
Distância: 21 km – solo ou dupla
Confraternização: 19h às 22h – open bar, open food e música ao vivo
Inscrições: esgotadas
Realização: Cerrado Adventure (@cerradoadventure)















