Colégio Lyceu reabre as portas como uma escola bilíngue

Colégio estadual, que completa 90 anos, passa a funcionar como escola bilíngue português-francês em prédio Art Déco restaurado no Centro da Capital
Lyceu de Goiânia
Foto: Divulgação
Lyceu de Goiânia
Foto: Divulgação

Prestes a completar 90 anos, o tradicional Lyceu de Goiânia foi entregue restaurado nesta sexta-feira (23), no Centro da Capital. Após um investimento de R$ 20 milhões, o colégio estadual passa a funcionar em um novo complexo educacional, com estrutura moderna e proposta pedagógica bilíngue em português e francês. O projeto contemplou a ampliação e o restauro da área histórica do prédio, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2005, respeitando as características do estilo Art Déco.

Durante a inauguração, o governador Ronaldo Caiado destacou o investimento como parte de uma política de valorização da educação pública: “Avançamos em mais um detalhe, buscando oferecer aos nossos alunos a condição de competitividade no cenário nacional e mundial,” disse ele. O governador destacou ainda que a proposta é oferecer aos estudantes condições de competitividade em cenários nacional e internacional.

De acordo com o governador, a reestruturação marca uma virada na história recente da instituição. O Lyceu, que chegou a ter pouco mais de 180 alunos, passa agora a atender 800 estudantes, do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O edital de matrículas registrou mais de 1,5 mil inscrições, sendo cerca de 30% de alunos oriundos da rede privada. A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, ressaltou a importância simbólica da entrega. Para ela, o colégio retoma seu papel como espaço formador de gerações que marcaram a história do Estado, agora com acesso a uma educação pública bilíngue em um prédio totalmente reestruturado.

Cooperação internacional

A inauguração contou com a presença de representantes da Embaixada da França no Brasil. O chefe de Cooperação da embaixada, François Legué, destacou a parceria educacional entre Goiás e o país europeu e elogiou os resultados da educação pública goiana. “Obrigado por ter dado um lugar tão importante ao francês no sistema público de ensino. Estamos honrados e orgulhosos, pois Goiás tem os melhores resultados educacionais do Brasil”, reconheceu François Legué.

O projeto pedagógico da unidade foi desenvolvido em conjunto com a representação francesa, fortalecendo o ensino da língua e da cultura do país. Há ainda tratativas para que alunos do ensino médio possam participar de cursos de curta duração ou intercâmbios durante períodos de férias na França, ampliando as possibilidades de formação internacional.

As obras tiveram início em janeiro de 2024. A nova estrutura do Lyceu inclui 23 salas de aula, laboratórios de robótica, idiomas, informática, programação, biologia, química, matemática e física, além de biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta e espaços de convivência. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a reabertura do Lyceu reforça a demanda por ensino público de qualidade na região central de Goiânia. Desde 2019, cerca de R$ 9 bilhões foram investidos na área educacional, com mais de 880 obras escolares entregues em todo o Estado.

SECOM_LYCEU_DE_GOIANIA
Foto: Secom/Wesley Costa

 

Foto: Divulgação

Leia também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.