Jair Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília

Ex-presidente foi detido após decisão do STF, enquanto defesa tenta reverter prisão preventiva e manter Bolsonaro em regime domiciliar por motivos de saúde.
bolsonaro-preso
Foto: Agência Brasil/EBC
bolsonaro-preso
Foto: Agência Brasil/EBC

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pela Polícia Federal, que afirmou, em nota, ter executado a decisão judicial durante operação realizada no início do dia.

A prisão ocorre um dia depois de o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocar, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o ex-presidente estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto. A manifestação reuniu apoiadores e marcou um novo momento de tensão em torno do caso.

Também na sexta-feira (21), a defesa de Bolsonaro enviou ao ministro Alexandre de Moraes um pedido para converter a prisão preventiva em prisão domiciliar humanitária. Os advogados alegam que o ex-presidente possui doenças permanentes que exigem “acompanhamento médico intenso” e sustentam que ele deveria permanecer em casa para garantir condições adequadas de tratamento. A solicitação tenta impedir a transferência de Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente ao chamado Núcleo 1 da trama golpista, processo em que outros réus também aguardam o início da execução das penas. Nas próximas semanas, o Supremo pode autorizar que todas as sentenças comecem a ser cumpridas.

O ex-presidente havia sido colocado em prisão domiciliar após descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. Entre as restrições estavam o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, a proibição de aproximar-se de embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras e de acessar redes sociais, direta ou indiretamente — inclusive por meio de terceiros.

As informações são da Agência Brasil.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.