Na próxima quarta-feira (5), será possível observar a segunda e penúltima superlua de 2025 no céu de todo o Brasil, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O fenômeno poderá ser visto logo após o pôr do sol, quando o satélite natural surgirá maior e mais brilhante no horizonte.
A superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu, que nada mais é do que o momento em que o ponto de sua órbita está mais próxima da Terra, a cerca de 356 mil quilômetros de distância. Por causa dessa aproximação, o astro pode parecer até 14% maior e 30% mais luminoso do que o habitual. O termo “superlua” não é técnico e foi popularizado após ser criado por um astrólogo em 1979, embora seja amplamente utilizado pela mídia e pelo público.
O melhor momento para apreciar o fenômeno será logo após o pôr do sol. No horário de Brasília, a Lua nascerá às 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém, 18h24 em Goiânia e 17h28 no Recife. Locais altos, com horizonte livre e pouca iluminação artificial, são ideais para a observação. No início da noite, a refração da luz na atmosfera pode deixar o astro com tonalidade alaranjada, proporcionando boas oportunidades de fotografia.
A aparência cheia da Lua se estenderá por cerca de três noites, entre os dias 5 e 7 de novembro. Segundo o Observatório Nacional, a última superlua do ano está prevista para 4 de dezembro, mas a desta semana deve ser a mais favorável para observação no Brasil.














