Outubro é um mês especial dentro da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, coordenada pelo Instituto Avon, que arrecada fundos para financiar a construção e aparelhamento de centros de prevenção, com capacidade para oferecer a usuárias do SUS, em um mesmo local, os exames necessários para descobrir precocemente o câncer de mama e, assim, oferecer maior chance de cura.
De 15 a 31 de outubro, gerentes de setor da companhia se unem às revendedoras autônomas e criam suas próprias mobilizações em prol da causa. No ano passado, foram mais de 100 eventos em todo o País, como um abraço em uma praça ou hospital, um momento de contemplação assistindo ao pôr do sol, entre outras tantas idéias criativas.
Mobilizações desse tipo reforçam o compromisso da Avon com a causa da detecção precoce do câncer de mama, e convidam toda a sociedade a incorporar o movimento. Elas ocorrem por todo o Brasil, além de cerca de outros 50 países onde a Avon está presente, já que a empresa investe globalmente na diminuição das taxas de mortalidade por câncer de mama. Até o fim de 2009, Avon e Avon Foundation for Women comemoram o investimento de mais de US$ 650 milhões em programas que melhoram a vida das mulheres, sendo que a maior parte dos fundos é para a causa do câncer de mama.
Em São Paulo, dia 18, o Parque Ibirapuera será palco de grande evento que contará com serviços, entretenimento, esportes e conscientização. Haverá aulas de maquiagem, ioga, alongamento, pilates, reflexologia e shiatsu, além de palestras de nutrição e espaço kids, para que as mães tenham onde deixar seus filhos para participar da mobilização. Mulheres com mais de 40 anos sairão do parque com data certa para posterior realização de mamografia via SUS. O dia promete outras surpresas, como intervenções teatrais com a companhia Curumins e aulas de street dance e bangra (dança indiana).
Nos orgulhamos de testemunhar gestos como esse, que são conseqüência do empenho e da mobilização constante da sociedade para levar mulheres a se submeter periodicamente aos exames de detecção precoce do câncer de mama, afirma Luís Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.
No Brasil, em seis anos de existência, a campanha Avon contra o Câncer de Mama já arrecadou mais de 18 milhões de reais, doados ao Instituto Avon e aplicados em 66 projetos que promovem a detecção precoce do câncer de mama. A campanha traz em todas as suas peças o laço rosa, símbolo utilizado mundialmente pela Avon e muito divulgado durante o Avon Walk Around the World for Breast Cancer.
Outubro um mês rosa
O mês de conscientização pela doença, outubro, marca uma mobilização geral de organismo Avon e de seus parceiros em prol da causa. Acontecem diversos eventos pelo Brasil, liderados pelas gerentes de setor da Avon funcionárias que atuam diretamente com as equipes de revendedoras autônomas em todo o Brasil.
Historicamente, este movimento tem mobilizado em média 100 eventos pelo país anualmente. São caminhadas, palestras, shows e muitas idéias criativas, como um abraço coletivo em um hospital, uma ponte, uma praça. Tudo é feito com espírito de união, cooperação e otimismo. Os eventos contam com distribuição de leques e flyer com informações sobre o que toda mulher precisa saber sobre câncer de mama para proteger a própria vida e contribuir para outras mulheres sobreviverem a esta doença.
Toda a sociedade é convidada a participar, e quanto mais gente melhor, pois o objetivo é divulgar a causa e mobilizar a sociedade. Por isso, as gerentes de Setor fazem parcerias locais com Ongs, hospitais, empresas, para poder contar com palestras de conscientização, shows, divulgação na mídia, carro de som, enfim, todo tipo de colaboração para conscientizar pessoas e divulgar a causa. E, claro, contam com a força das revendedoras autônomas Avon, que trabalham voluntariamente pela causa.
Camisetas Avon Contra o Câncer de Mama
Já se encontram disponíveis nos Folhetos de cosméticos da Avon e no site www.avoncontraocancerdemama.com.br os modelos feminino (R$ 15) e masculino (R$ 12) de camisetas com o laço rosa. A venda de cada produto gera uma doação de R$ 4,50 para o Instituto Avon, que aplicará o dinheiro em grandes centros de prevenção de câncer de mama no Brasil.