Rucélia Ximenes lança livro “Abrindo Caminhos” com memórias de cinco décadas de moda e arte

Publicação reúne 50 anos de trajetória da artista goiana e será lançada em 16 de outubro na Cerrado Galeria de Arte
Rucélia Ximenes Abrindo Caminhos
(Foto: Divulgação)
Rucélia Ximenes Abrindo Caminhos
(Foto: Divulgação)

A artista Rucélia Ximenes apresenta na próxima quinta-feira (16), na Cerrado Galeria de Arte, o livro “Abrindo Caminhos”. A publicação, reúne memórias de sua carreira na moda e na arte, construídas ao longo de 50 anos. Com edição bilíngue em português e inglês, a obra traz a dramaturgia como fio condutor, refletindo a escolha da artista por uma linguagem cênica em suas criações.

O projeto consumiu dez anos de elaboração e contou com a participação direta de Rucélia, que assinou a criação, coordenação editorial, paginação e projeto gráfico. O livro é amplamente ilustrado com fotografias e montagens que percorrem sua trajetória.

Nas ruas e na televisão

Reconhecida por levar a dramaturgia para o cotidiano, Rucélia costuma vestir e desfilar suas próprias criações em ruas da Europa e dos Estados Unidos durante viagens de pesquisa. “Abrindo Caminhos” também reúne registros de experiências em museus, universidades, exposições e produções para televisão.

Grande parte de seu acervo vem da TV, resultado de 35 anos de colaboração como figurinista da Rede Globo. Entre as produções, estão novelas como “A Indomada”, “Selva de Pedra”, “O Cravo e a Rosa”, “Orgulho e Paixão”, “A Gata Comeu”, “Senhora do Destino” e “Lado a Lado”, esta última vencedora do Emmy Internacional.

“Acolheram a minha arte, que é maior que eu. Tive o prazer de registrar todos os momentos com imagens, mostrando um trabalho que caminha para se eternizar. A beleza é um ato de amor, de doação, um momento com Deus. Beleza não se compra”, afirma Rucélia.

Da arquitetura à moda autoral

Nascida em Piracanjuba (GO), Rucélia iniciou a faculdade de arquitetura antes de se dedicar ao universo da moda. Em 1980, inaugurou uma loja no São Conrado Fashion Mall, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1995. Com apenas dois funcionários, chamou atenção pela moda autoral e artesanal, com destaque para a produção de calçados destinados a clientes no Brasil e no exterior.

Antes disso, já desenvolvia trabalhos em artes visuais e figurinos para eventos, como o Show do Esqueleto. Sua obra reflete elementos da natureza, são flores, pássaros, couro, rendas, sedas e pinturas em degradê, e foi pioneira ao inserir a ecologia como referência estética na moda.

Publicações

Em 2014, lançou “A Arte de Fazer Arte na Moda Humanizada”, livro que sintetizou duas décadas de trajetória. Agora, com “Abrindo Caminhos”, apresenta materiais inéditos e amplia o registro de sua produção, que também se expandiu para o ambiente digital e redes sociais.

Serviço: Lançamento do livro “Abrindo Caminhos”, de Rucélia Ximenes

Data: 16 de outubro
Local: Cerrado Galeria de Arte – Rua 84, 61 – St. Sul, Goiânia – GO

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.