A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta mais um concerto da série Pioneiros, na próxima quinta-feira (2), às 20h, no Teatro Sesi, sob regência da maestra Mariana Menezes. A orquestra executará obras de Franz Berwald e Johannes Brahms.
Franz Berwald é considerado o compositor sueco de maior relevância no século 19. Em 1976, a nova sala de concertos da Sveriges Radio, em Estocolmo, recebeu o nome de Berwaldhallen. O concerto terá início com a Sinfonia nº 1, “Sinfonie Sérieuse”. Durante sua vida, Berwald teve pouco reconhecimento e precisou buscar outras ocupações, atuando como cirurgião ortopédico e, mais tarde, como diretor de uma serraria e de uma fundição de vidro.
Para encerrar a noite, a Filarmônica interpreta a Sinfonia nº 3 em Fá maior, Op. 90, de Johannes Brahms. A obra foi escrita em 1883, em Wiesbaden, seis anos após a conclusão da Sinfonia nº 2. É a mais curta das quatro sinfonias do compositor e recebeu grande acolhimento em sua estreia, em 2 de dezembro de 1883, com a Orquestra Filarmônica de Viena, regida por Hans Richter.
Nos meses seguintes, Brahms revisou a partitura, que foi publicada em maio de 1884. A sinfonia se destaca pela variação de atmosferas: intensa no primeiro movimento, serena no segundo e mais intimista nos seguintes, contrastando com outras obras do compositor.
Serviço: Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás – Série Pioneiros
Data: Quinta-feira, 2 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi – Av. João Leite, 1013 – Santa Genoveva, Goiânia (GO)
Ingressos: Acesso gratuito, por ordem de chegada.