Goiânia recebe, nesta semana, duas mostras do artista Pitágoras, referência na arte contemporânea brasileira. Na quinta-feira (2/10), o Centro Cultural UFG abre “Fragmentos de um Diário Imaginado”. No sábado (4/10), é a vez da Lud Potrich Art Gallery inaugurar “Out of the Blue’. Ambas reúnem trabalhos recentes, produzidos a partir de 2024, sob curadoria de Paulo Duarte Feitoza, professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
Autodidata, Pitágoras construiu sua carreira fora dos caminhos acadêmicos, sustentando sua produção na disciplina diária do ateliê e em um olhar atento às referências da cultura popular, da ficção científica e do teatro. Ao longo de mais de três décadas, consolidou uma obra marcada pelo gesto intenso, pela fabulação e pela fusão entre vivido e imaginado. Suas criações integram acervos de Museus de Arte Moderna em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Bahia, além de centros culturais no Brasil e no exterior. “Pinto porque é a única coisa que me acompanha”, resume o artista.
De acordo com Feitoza, as duas mostras se complementam: “Se em Fragmentos de um Diário Imaginado Pitágoras revela seu processo como narrativa íntima e contínua, em Out of the Blue transforma a cor azul em espaço de fabulação, inesperado e aberto. Em ambas, a pintura surge como insistência vital, como ofício que atravessa a vida e se reinventa diariamente.”

Fragmentos de um Diário Imaginado
Com abertura em 2 de outubro, às 19h, no Centro Cultural UFG (Praça Universitária), a mostra reúne 83 trabalhos entre pinturas sobre tela e papel, formando um mosaico de imagens que funcionam como páginas de um diário inventado. O público encontrará insetos, animais fabulares, robôs, super-heróis e astronautas, transitando entre humor, angústia, excesso cromático e o silêncio dos azuis.


Out of the Blue
A Lud Potrich Art Gallery inaugura a exposição no sábado, 4 de outubro, às 10h. As obras exploram a cor azul como signo instável, evocando céu, silêncio, transcendência e melancolia.


Serviço:
Fragmentos de um Diário Imaginado
Abertura: 2 de outubro (quinta-feira), às 19h
Visitação: 2 de outubro a 19 de novembro de 2025
Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, nº 1533, Setor Leste Universitário –Goiânia/GO
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 13h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Out of the Blue
Abertura: 4 de outubro (sábado), às 10h
Visitação: 6 de outubro a 19 de novembro de 2025
Local: Lud Potrich Art Gallery – Rua 52, Jardim Goiás – Goiânia/GO
Horário: Segunda a sexta, das 12h30 às 19h; sábados, das 10h às 14h
Entrada: gratuita
Classificação: livre.