No dicionário, tempo é descrito como “o período contínuo no qual os eventos se sucedem”. Para a artista e poeta visual Fabiana Queiroga, porém, o tempo é medido pela experiência, não pela cronologia. O resultado dessa interpretação de presente, passado, futuro, vida e morte pode ser visto na exposição “Entre: híbrido, vida e morte”, com curadoria de Christiane Laclau, em cartaz no hotel Fairmont Rio, em Copacabana.
Nas obras de Fabiana, o tempo se manifesta de forma própria. Em sua maneira particular de pensar os instantes da vida, a artista parte da memória, conectando-se à sua linhagem materna. A ancestralidade surge como presença, e nascimento, duração e morte convergem na matéria. Esse encontro evidencia a força do híbrido, em telas em tons avermelhados feitas em pintura a óleo, combinadas a bordados com tecidos reciclados de garrafas PET e descartes da indústria da moda.
“Ao tratar o efêmero como continuidade, Fabiana aborda a vitalidade que renasce no que parecia inútil, dando novo sentido à matéria. Seja na pintura a óleo sobre linho ou no bordado, a artista nos lança no vermelho — cor da paixão e do sangue, que mata e acende, que circula e se esvai. Artista da matéria e do pensamento, devolve o tempo à sua própria natureza: entre a vida que carrega a morte e a morte que pulsa a vida”, afirma Christiane Laclau.
Para Netto Moreira, diretor do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro, “as obras de Fabiana Queiroga emocionam de maneira singular. Sua exposição dialoga com o conceito do Fairmont de transformar momentos em experiências únicas”.
A mostra integra o projeto Fairmont Art Gallery, que reúne trabalhos de diferentes artistas sob curadoria de Christiane Laclau, art advisor especializada em arte contemporânea. Com o objetivo de valorizar a produção cultural brasileira, a curadora transformou o sexto andar do hotel em galeria, no espaço onde é feito o check-in, com vista para Copacabana e o Pão de Açúcar. Já passaram pelo local nomes como Alberto Saraiva, Marcos Cardoso, Ana Coutinho, Isabel Becker, Sérgio Reis Allevato e Esther Bonder.
Natural de Goiânia, Fabiana Queiroga é formada em Artes Visuais pela FAV-UFG, com habilitação em Design Gráfico, e pós-graduada em Arte Contemporânea pela mesma instituição. Também estudou Moda no IED São Paulo. Além da produção artística, atua como designer de produto e mobiliário, desenvolvendo peças autorais e colecionáveis.
Em sua trajetória, conquistou espaço junto a colecionadores no Brasil e no exterior, tendo apresentado trabalhos em cidades como Nova York, Miami, Londres, Santiago e Lima.

Serviço: Exposição “Entre: híbrido, vida e morte”, de Fabiana Queiroga
Local: Fairmont Rio, 6º andar – Avenida Atlântica, 4240, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Visitação: até 30 de outubro de 2025, diariamente, das 10h às 20h
Entrada: gratuita.