Parabéns, você está grávida! A notícia chega com uma série de transformações físicas, psicológicas e também preocupações. Já que trazer uma nova vida ao mundo requer cuidado redobrado ainda mais quando pensamos na alimentação. Alimentos industrializados ou cultivados em grandes fazendas de produção agrícola convencional podem apresentar vestígios de adubos químicos, agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, hormônios e antibióticos que podem acarretar problemas de saúde.
De acordo com o relatório da organização norte-americana The Organic Center, os alimentos industrializados e que levam agrotóxicos em sua composição costumam ter 40% menos vitaminas e minerais. Segundo a pesquisa, os mantimentos produzidos de forma natural, sem o uso de substâncias químicas, possuem até 30% a mais de antioxidantes e apresentam doses maiores de nutrientes.

Isso significa que optar por alimentos orgânicos evita que o seu filho consuma compostos químicos presentes em pesticidas que são estranhos ao organismo. O uso prolongado de alimentos orgânicos na rotina pode prevenir doenças crônicas e ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico. O problema é que comprar alimentos orgânicos pode não ser tão viável no orçamento mensal de algumas famílias, porém ao analisarmos a longo prazo, o custo com medicamentos e plano médico pode diminuir, já que investir em uma alimentação limpa diminui os riscos alterações metabólicas, imunológicas ou hormonais presentes no ciclo de vida.
Segue dicas para economizar:
-Optar por alguns itens costuma pesar menos no bolso. Outra dica é comprar diretamente dos pequenos produtores, pois quanto menos intermediários melhor para a negociação.
-Escolher produtos da estação costuma pesar menos no bolso. Outra dica é comprar diretamente dos pequenos produtores, pois quanto menos intermediários melhor para a negociação.
-Setembro, por exemplo, é o mês da acerola, caju, graviola, jabuticaba e laranja. De legumes os destaque são a abóbora, abobrinha, beterraba, ervilha e jiló. As verduras, como agrião, brócolis, couve-flor e espinafre também estão em alta na safra.
Fonte: www.aboaterra.com.br