Depois de atrair mais 1.500 pessoas durante a primeira edição do Brasil Fashion Now, em agosto do ano passado, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) volta ao Japão com um novo grupo de empresas. Do setor calçadista, por exemplo, Francisca Hubener e Cavage são dois estilistas que irão expor sapatos de alta-moda reconhecidos internacionalmente.
O Brasil vem constantemente criando e aperfeiçoando seus produtos, investindo em inovação, tecnologia e, principalmente, design. Uma análise mais detalhada das exportações brasileiras pode surpreender aqueles que acreditam que o país tem vocação apenas para ser um exportador de produtos agrícolas. A pauta brasileira mostra que os produtos industrializados representam cerca de 70% das vendas externas.
É o caso do setor calçadista brasileiro, considerado o terceiro maior produtor mundial e o quarto maior exportador. Segundo a Abicalçados, o Brasil possui, hoje, em torno de 8 mil fábricas de calçados, que são responsáveis por mais de 300 mil empregos formais. No ano passado, o país exportou US$ 1,91 bilhão, o que representa 177 milhões de pares.
No caso do Japão, em 2007, o país ficou em 29º lugar no ranking dos compradores de calçados brasileiros. No período, foram adquiridos 620,7 mil pares, gerando um faturamento de US$ 8,2 milhões, 7,8% a mais em relação a 2006. O preço médio do produto ficou em US$ 13,33 – considerado excelente pelos exportadores brasileiros.
Outro fator positivo é que o trabalho de inserção das empresas deste segmento no mercado mundial não se restringe a grandes firmas. A Apex-Brasil, em parceria com a Abicalçados, desenvolve o projeto BRAZILIAN FOOTWEAR, cujo objetivo geral é expandir a base exportadora especialmente de pequenas e médias empresas. Para isso, várias ações, como o Brasil Fashion Now, são realizadas para promover a qualidade, a inovação e o design do sapato brasileiro.
Dentro deste projeto existe ainda o Grupo Design Brazil, formado por estilistas brasileiros de calçados e acessórios genuinamente nacional, inseridos no mercado internacional. O grupo foi criado com o intuito de promover e disseminar a imagem brasileira, de apresentar o Brasil também como criador de calçados e acessórios de alta-moda, com design original, e de fortalecer o nome dos estilistas brasileiros no mercado mundial.
Esses são algumas dos aspectos que mostram o dinamismo do setor no Brasil. O empresário brasileiro está se qualificando cada vez mais e tentando buscar novas parcerias no mercado mundial. Neste aspecto, o Japão é fundamental para que o país atinja a qualidade desejada