
A princÃpio até parece loucura, mas não é que os planos da banda britânica Coldplay estão dando certo? Com o álbum Mylo Xyloto eles lançaram uma maneira diferente de ganhar dinheiro (pelo menos para a própria banda): cada vez que alguém no mundo escuta uma das músicas do CD no Spotify e Rhapsody, os artistas recebem alguns centavos. Os consumidores pagam 10 dólares por mês e têm o direito de escolher qualquer música da biblioteca (são “milhões†de arquivos, segundo essas “lojasâ€, e agora estão inclusas músicas do Coldplay) e ouvir as faixas online ou baixar as músicas para seus dispositivos móveis.
Combatendo a pirataria
No caso do Coldplay, o lançamento do novo CD aconteceu na última terça-feira (25) e as músicas já não estão disponÃveis no sistema. Em comunicado, a EMI, gravadora da banda, declarou: “Nós sempre trabalhamos e pensamos na melhor estratégia para cada um de nossos artistas e achamos que essa seria uma boa opção para eles, afinal, melhor receber centavos do que incentivar as vendas piratas em que os artistas não recebem nadaâ€. Ao que tudo indica Mylo Xyloto será um dos álbuns mais vendidos do ano. A música de estreia,Every Tardrop Is a Waterfall, já acumulou vendas de 736 downloads (e crescendo!) e a estimativa é que essa quantia aumente para 450 mil até domingo (30).














