O mercado de veículos eletrificados no Brasil alcançou uma marca histórica neste ano com mais de 500 mil unidades em circulação, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número considera veículos totalmente elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e híbridos com motor flex (HEV Flex), refletindo uma transformação em curso no setor automotivo nacional. Devido a sua expertise, já que estão em sua terceira geração de carros híbridos e elétricos, as marcas Omoda & Jaecoo, investem na instalação de carregadores de parede (Wallbox) nas residências dos clientes como forma de apoiar essa transição energética.
A expansão da infraestrutura de recarga, o aumento da aceitação do consumidor e a preocupação crescente com as mudanças climáticas são fatores que têm impulsionado essa mudança. “Sabemos que o crescimento dos veículos elétricos depende diretamente da confiança do consumidor na infraestrutura disponível. Por isso, estamos investindo não só em produtos, mas também em soluções práticas que melhorem a experiência do usuário. O valor médio para a instalação e equipamento tem um ótimo custo benefício e varia de acordo com as opções e potências dos aparelhos que pode ir de R$1.000,00 a R$8.000,00, a depender também de aspectos técnicos e de infraestrutura do local”, afirma William Queiroz, gerente comercial da marca.
Os equipamentos permitem a recarga mais rápida, prática e segura dos veículos elétricos. Com tecnologia avançada, eles otimizam o tempo de carregamento em comparação com tomadas convencionais e oferecem maior eficiência. A instalação é feita por equipes especializadas e homologadas, garantindo segurança e conformidade técnica.
De acordo com William Queiroz, o carregador portátil pode levar até 11 horas para uma carga completa, enquanto os wallbox realizam recargas em 6 a 8 horas ou até 1 hora, dependendo da potência utilizada. “Podemos usar como exemplo prático o Omoda 5 EV, modelo 100% elétrico com bateria de 61,1 kWh, que pode ser recarregado em apenas 30 minutos, desde que conectado a uma estação de recarga com potência de 80 kW”, comenta.
No caso do Jaecoo 7 PHEV (híbrido plug-in), com bateria de 18,3 kWh (química LFP), os tempos estimados são: Aproximadamente 5 horas em corrente alternada de 3,6 kW,Cerca de 3 horas em 6,6 kW,e Apenas 30 minutos em recarga rápida de 40 kW”, diz.
A busca por alternativas mais sustentáveis tem motivado tanto consumidores quanto empresas. Globalmente, veículos elétricos são considerados uma das principais soluções para reduzir as emissões de carbono e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
No Brasil, além do apelo ambiental, fatores econômicos também têm pesado na decisão de compra. Com os constantes aumentos no preço da gasolina e do etanol, os veículos elétricos se mostram mais econômicos, especialmente no uso urbano e em frotas corporativas, onde a redução de custos operacionais é ainda mais significativa.
Serviço:Tiger Omoda & Jaecoo
Endereço Goiânia: Av. T-8 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-270
Endereço Anápolis: Avenida Brasil Sul, 5000, Calixtolândia, Anápolis – GO