Cardeais iniciam conclave no Vaticano para eleger sucessor do Papa Francisco

Conclave Vaticano
(Foto: Reprodução/@vaticannewspt)

O Colégio Cardinalício da Igreja Católica iniciou nesta quarta-feira (7), às 11h30 no horário de Brasília (16h30 em Roma), o conclave que elegerá o novo papa, sucessor de Francisco, falecido no mês passado. A cerimônia ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, e segue um ritual que remonta à Idade Média. A partir de agora, os 133 cardeais com menos de 80 anos permanecerão isolados até que um deles alcance a maioria de dois terços dos votos e seja proclamado pontífice.

O dia começou com a Missa Pro eligendo pontifice, celebrada pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, na Basílica de São Pedro. A liturgia marcou a preparação espiritual dos cardeais para o momento decisivo da escolha. Em sua homilia, Re concentrou-se na mensagem central da Última Ceia: “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 15,13), e ressaltou que o amor cristão, ilimitado e autêntico, deve guiar os pensamentos e ações dos sucessores de Pedro.

“Entre as tarefas de cada papa está a de promover a comunhão. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre pessoas, povos e culturas”, disse o cardeal, ao enfatizar que a Igreja deve ser “casa e escola de comunhão”.

Re lembrou ainda a responsabilidade que pesa sobre os cardeais, que votarão sob o olhar da pintura do Juízo Final, de Michelangelo. “A imagem imponente de Cristo Juiz lembrará a cada um a grande responsabilidade de colocar as ‘chaves supremas’ nas mãos certas”, afirmou. Para o decano, a eleição do novo papa não é apenas uma sucessão: “É sempre o Apóstolo Pedro que retorna”.

Sigilo absoluto

A entrada dos cardeais na Capela Sistina ocorreu após o juramento solene, realizado às 11h15 (horário de Brasília), na Capela Paulina. A primeira votação será realizada ainda hoje. A partir de quinta-feira, poderão ocorrer até quatro votações por dia. O resultado de cada rodada será indicado pela fumaça que sai da chaminé da capela: preta, se não houver definição; branca, acompanhada pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro, se um novo papa for eleito.

Durante o conclave, os cardeais estão proibidos de qualquer comunicação externa. O Vaticano adota medidas tecnológicas rigorosas, como bloqueadores de sinal, para garantir o sigilo do processo. A média de duração dos dez últimos conclaves foi de pouco mais de três dias. O mais recente, em 2013, durou apenas dois.

Conclave Vaticano
(Foto: Reprodução/@vaticannewspt)

Possíveis nomes

O atual colégio eleitoral é o mais diverso da história da Igreja, com cardeais oriundos de 70 países, refletindo os esforços de Francisco para ampliar o alcance da instituição em regiões distantes.

Até o momento, não há um favorito claro. Os cardeais Pietro Parolin, da Itália, e Luis Antonio Tagle, das Filipinas, são mencionados com frequência. Caso nenhum deles reúna apoio suficiente, o foco poderá se voltar a outros nomes, como Jean-Marc Aveline (França), Peter Erdo (Hungria), Robert Prevost (Estados Unidos) e Pierbattista Pizzaballa (Itália).

Nos dias que antecederam o conclave, os cardeais receberam um relatório com perfis de cerca de 40 possíveis candidatos, contendo análises sobre posições doutrinárias e pastorais, entre elas, temas como bênçãos a casais do mesmo sexo, ordenação de mulheres ao diaconato e contracepção. Entre os eleitores, há visões distintas sobre o perfil desejado para o próximo papa. Alguns defendem a continuidade das reformas e da abertura promovidas por Francisco. Outros expressam desejo de um retorno a práticas mais tradicionais. Muitos, no entanto, pedem um pontificado mais previsível e comedido.

O cardeal salvadorenho Gregorio Rosa Chávez, de 82 anos, afastado da votação por idade, afirmou ao Corriere della Sera que não acredita em um retrocesso. “Isso não é possível. Quem quer que seja escolhido, acho que continuará o trabalho iniciado por Francisco.”

Você também pode se interessar por

Motor

Omoda & Jaecoo aceleram expansão da recarga residencial no Brasil

O mercado de veículos eletrificados no Brasil alcançou uma marca histórica neste ano com mais de 500 mil unidades em

entre mãos legado galeria
Cultura

Exposição coletiva “Entre Mãos” reúne obras de artistas goianos na Legado Galeria

Com curadoria de Simione Evangelista mostra apresenta a cerâmica contemporânea produzida em Goiás

Le Creuset
Decoração

Le Creuset reinaugura loja em Goiânia

Clientes poderão visitar o espaço repaginado no Flamboyant Shopping com produtos exclusivos da marca

Solenne Consciente
Destaques Zelo Eventos

Solenne Consciente é lançado no Setor Marista durante meeting

Empreendimento da Consciente Construtora apresenta torre única de 34 pavimentos com soluções exclusivas para mobilidade e conforto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.