Dia Mundial da Síndrome de Down: data destaca protagonismo, autonomia e acesso a oportunidades

Dia Mundial da Síndrome de Down
Na sua luta diária, João Vitor de Paiva é claro: “a inclusão não é um favor, é um direito” (Foto: Divulgação)

Celebrado anualmente em 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012. A data faz referência à alteração genética conhecida como trissomia do cromossomo 21, em que há três cópias do cromossomo 21 em vez de duas. A condição ocorre em 95% dos casos e, segundo estudos, o risco de sua ocorrência aumenta em gestações de mulheres acima de 35 anos, tornando-se mais significativo após os 40.

O objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos às pessoas com síndrome de Down. Um exemplo de representatividade e transformação social é João Vitor de Paiva, de Goiânia (GO). Influenciador digital, ele usa suas redes sociais para compartilhar experiências e defender a inclusão. Com milhares de seguidores, João mostra que pessoas com síndrome de Down podem e devem ocupar todos os espaços, sejam sociais, profissionais ou acadêmicos.

Em 2024, João Vitor foi reconhecido pelo prêmio iBest, na categoria Diversidade e Inclusão, uma das principais premiações do ambiente digital brasileiro. Além da presença nas redes, ele participa de eventos e palestras em todo o país, incentivando a aceitação da diversidade e promovendo a conscientização sobre direitos e oportunidades. Para ele, a inclusão deve ser encarada como um direito básico e inegociável. “Cada conquista individual é um avanço coletivo”, afirma o ativista.

Acompanhamento multiprofissional

No cuidado com a saúde, o acompanhamento multiprofissional é essencial ao longo da vida. A professora Maria Teresinha Cardoso, especialista em Pediatria e Genética na Universidade Católica de Brasília, destaca a importância de monitoramento médico para identificação precoce de condições associadas à síndrome, como a demência precoce. Segundo ela, há biomarcadores sanguíneos que ajudam no diagnóstico e no tratamento antecipado, possibilitando melhor qualidade de vida.

A Terapia Ocupacional também tem papel central no processo de habilitação e desenvolvimento das crianças com síndrome de Down. No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia, o trabalho é voltado para promover habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de incentivar a autonomia em tarefas diárias. “A Terapia Ocupacional no Crer é uma ferramenta de inclusão e autonomia, ajudando as crianças a alcançarem mais independência e qualidade de vida, com cada avanço sendo um passo importante rumo à integração plena”, afirma a terapeuta Jackeline Karla Bessa.

Além das atividades práticas, o atendimento inclui adaptação de ambientes e o uso de tecnologias assistivas para facilitar o desenvolvimento das crianças. Para Kênia Cristina, mãe da pequena Valentina, de 4 anos, o atendimento no Crer foi determinante. “Quando minha filha começou o tratamento, ela não sabia segurar os talheres. Hoje, já consegue, interage melhor com outras crianças e é mais independente. O Crer fez toda a diferença para nossa família”, relata.

Dia Mundial da Síndrome de Down
A pequena Valentina durante sua terapia no Crer (Foto: Klysman Prado)

Direitos

A legislação brasileira assegura direitos fundamentais às pessoas com síndrome de Down. Entre eles, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), isenção de impostos como o Imposto de Renda e tributos na compra de veículos, além de garantias na educação e no mercado de trabalho. Escolas não podem cobrar taxas extras de alunos com deficiência, e universidades públicas devem reservar pelo menos 5% das vagas. Já empresas privadas com mais de 100 funcionários são obrigadas a destinar de 2% a 5% de seus postos a esse público. Em concursos públicos, a reserva mínima de vagas é de 5%.

Você também pode se interessar por

Solenne Consciente Ram House
Decoração Destaques Zelo

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

Rildo Lasmar Experience
Saúde Vida e Estilo

Rildo Lasmar Experience reúne dentistas em imersão exclusiva em Goiânia

Evento oferece estratégias para gestão de clínicas premium e atração de pacientes de alto valor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.