Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central de governadores

Caiado-e-reconduzido-a-presidencia-do-Consorcio-Brasil-Central-scaled
Consórcio Brasil Central
Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central novo mandato terá foco em segurança pública e tecnologia da informação

Até o dia 31 de dezembro de 2025, o governador Ronaldo Caiado seguirá à frente do Consórcio Brasil Central (BrC). Sua recondução ao cargo foi formalizada durante a 1ª Assembleia de Governadores do Brasil Central, realizada no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília, no Distrito Federal (DF), na manhã desta quinta-feira (27/02). A entidade é composta por sete unidades federativas: Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Com a renovação do mandato, Caiado reforça o compromisso de ampliar a cooperação entre os estados consorciados, com ênfase na segurança pública. “Ao priorizar a segurança neste período, avançaremos tanto em políticas do consórcio quanto em operações conjuntas. Não vamos nos limitar a Goiás. As polícias terão liberdade para atuar de forma integrada nas áreas operacional e de inteligência em todas as unidades federativas”, destacou o governador. “A população não aguenta mais a escalada da violência, a insegurança, o avanço do narcotráfico e a agressividade do crime em todo o país”, completou.

Caiado também destacou a importância de investimentos em tecnologia pelos estados consorciados. “Precisamos avançar na segurança cibernética e no desenvolvimento de inteligência artificial. Isso impulsionará setores estratégicos como o agronegócio, a modernização da gestão pública, a infraestrutura e a criação de soluções próprias de gerenciamento, reduzindo a dependência de plataformas externas, sem comprometer a autonomia dos dados”, ressaltou. Para isso, a criação de um consórcio interestadual de tecnologia da informação dentro do BrC será estruturada ao longo de 2025.

A liderança do governador Ronaldo Caiado e a importância da integração entre os estados foram destacadas pelos demais chefes do Executivo do bloco. “É uma satisfação ter Caiado mais uma vez à frente deste consórcio, que tem gerado grandes resultados. Esse modelo de cooperação é essencial para todos nós. Não há como enfrentar o crime organizado sem uma atuação conjunta”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anfitrião do evento.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a necessidade de unidade: “Precisamos estar alinhados para vencer essa batalha”. Já Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, alertou para os desafios do combate à criminalidade: “Se não nos organizarmos contra o avanço da violência, teremos sérios problemas. Nossa capacidade de agir juntos é determinante para conter o crime organizado”, completou.

Reforço aéreo

Os governadores assinaram durante a assembleia um edital de licitação para a compra compartilhada de 26 helicópteros. As aeronaves vão reforçar o patrulhamento e a capacidade de reação das forças de segurança pública nos estados que integram o BrC. O financiamento para aquisição das aeronaves será feito em parceria com o Banco de Brasília (BRB). O presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, anunciou no evento que ampliará a linha de crédito aos estados para a compra dos helicópteros de R$ 500 milhões para R$ 2 bilhões.

Premiação

O trabalho de servidores da segurança pública nos entes federados que integram o BrC foi reconhecido com o Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central. A premiação destacou projetos inovadores na área, valorizando iniciativas que fortalecem a segurança na região. Por Goiás, a Patrulha Rural Georreferenciada, mantida pelo Batalhão Rural da Polícia Militar, foi agraciada. Os capitães Leyster Chaves Araújo, Lenine Monteiro Branquinho e Alessandro Soares Borba representaram a corporação. A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o vice-governador, Daniel Vilela, e o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, participaram da entrega das homenagens.

Você também pode se interessar por

Solenne Consciente Ram House
Decoração Destaques Zelo

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

Rildo Lasmar Experience
Saúde Vida e Estilo

Rildo Lasmar Experience reúne dentistas em imersão exclusiva em Goiânia

Evento oferece estratégias para gestão de clínicas premium e atração de pacientes de alto valor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.