Adan Neto
Nas últimas semanas de moda, diversas marcas internacionais apresentaram suas coleções ao mundo. Os flat shoes, calçados com solados planos ou inexistentes como sapatilhas, saltos baixos, sandálias e chinelos – foram grandes protagonistas nos desfiles, aparecendo em diversas formas, cores, texturas e combinações.
Os flats são polêmicos e não agradam a todos, especialmente porque trazem de volta itens controversos como as sapatilhas. No entanto, essa polêmica está sendo superada graças às passarelas que destacaram os calçados planos.
O sucesso dos sapatos com solas reduzidas começou com o modelo Adidas Samba, lançado oficialmente nos anos 1970, que se tornou um símbolo da it girl Bella Hadid. O tênis é conhecido por sua semelhança com chuteiras e pelo design que lembra sapatilhas, com formas arredondadas e solas planas.
A moda está, assim, rompendo os laços com os chunky shoes, modelos estruturados e de plataformas, para dar lugar aos flats, que priorizam conforto e praticidade. Confira as principais versões das marcas sobre esta tendência que promete invadir as sapateiras neste semestre:
Valentino
Sob a direção criativa de Alessandro Michele, a Valentino abordou os flats em sua coleção Resort 2025 com toques dos anos 1970. Os sapatos foram combinados com elementos ornamentais característicos do designer, como laços, brilhos e metalizados. Nesta mesma coleção, que marcou a estreia de Alessandro na Maison, os sapatos receberam saltos discretos, reforçando a tendência.
Miuccia Prada
Miuccia Prada, que lidera tanto a Prada quanto a Miu Miu, foi uma das principais impulsionadoras da tendência. Em 2022, ela apresentou sapatilhas de balé reinterpretadas com o estilo da Miu Miu, originando a micro tendência do balé.
Na récem coleção apresentada pela Prada para a Primavera/ Verão 2025 Masculina, a Prada incluiu sapatenis flats. No desfile de Inverno 2024, a marca apostou em sapatilhas, que dividiram espaço com saltos singelos e botas planas, apresentando bicos finos e laços.
Masculino
E não pense que esta tendência voltou apenas para o vestuário feminino. A Gucci apresentou em sua última coleção masculina de verão 2025 sapatos sem nenhum tipo de solado, trazendo realmente a sensação de pé no chão.
No desfile de despedida de Dries Van Noten, a marca trouxe ao guarda-roupa masculino chinelos e sandálias, oferecendo conforto e uma aparência jovem. Os sapatos apresentaram diferentes texturas e formatos, tornando-os divertidos.
Alta-Costura
A Dior foi uma das Maisons que apostaram na tendência, desta vez com as polêmicas sandálias gladiadoras, conhecidas por suas amarrações e trançados que podem se estender até a panturrilha.