A São Paulo Fashion Week, um dos eventos de moda mais importantes do país, encerrou no último domingo (14) com o desfile comemorativo dos 20 anos da Amapô. Com o fim da temporada, selecionamos seis tendências das coleções apresentadas que podem te inspirar na hora de se vestir para o dia a dia. Confira!
Xadrez
O xadrez ganhou popularidade por meio do movimento punk inglês na década de 1960, e é agora um clássico da moda. João Pimenta e Led incorporaram o estampa em suas criações, remetendo ao estilo streetwear, oferecendo uma abordagem descontraída às peças do cotidiano.
Tons de verde
Enquanto nas semanas de moda internacionais o vermelho e o marrom foram protagonistas dentre as criações, os tons de verde fizeram sucesso na semana de moda paulistana. Reptilia, Renata Buzzo, Patrícia Vieira e Forca Studio exploraram as várias tonalidades dessa cor em suas criações, seja em detalhes ou em looks monocromáticos.
Esportivo
Em sintonia com a paixão brasileira pelo esporte, as marcas Dendezeiro e Forca Studio trouxeram camisetas de times para as passarelas. Essas peças, já presentes no guarda-roupa de muitos amantes do futebol, foram reinventadas em composições que agregaram sofisticação e inovação ao estilo esportivo.
Crochês e Rendados
Perfeitos para os dias ensolarados, os crochês e rendas adicionam leveza e estilo às composições, sendo uma das principais tendências para 2024. Marcas como João Pimenta, Led, Aluf e André Lima apostaram nessa tendência durante a SPFW deste ano.
Top Faixa
Muito populares entre a geração Z, os tops faixa marcaram presença na temporada paulistana. Versáteis em seu uso, podem ser combinados com jaquetas oversized, calças de cós alto ou saias, oferecendo opções elegantes para enfrentar o calor brasileiro. Weider Silveiro, Glória Coelho, André Lima e Fauve exploraram essa tendência no evento.
Floral
Para os adeptos de um estilo mais romântico, as estampas florais foram uma escolha certeira. Nesta temporada, as flores apareceram em estampas e aplicações, trazendo um toque romântico às peças. Marcas como a goiana Thear, Aluf e Renata Buzzo mostraram que é possível adotar esse estilo no dia a dia, em vestidos, macacões e camisas.