A interseção entre design, cultura, arte e sustentabilidade tem moldado uma nova narrativa nos empreendimentos de Miami. O destaque recai sobre alguns renomados artistas envolvidos. Esta evolução também aponta para residências sustentáveis em harmonia com o refinado.
Nessa tendência, alguns dos artistas que servem de inspiração para estas construções são Oscar Niemeyer, reconhecido pelas linhas curvas, e Roberto Burle Marx, que influencia a modernidade verde. Este renascimento arquitetônico de Miami, que alia cultura, arte e sustentabilidade, pode ser visto em um edifício residencial que está em construção no bairro Brickell e conquistou o primeiro certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nos Estados Unidos.
Este reconhecimento foi validado por conta da face oeste do edifício incorporar uma “coluna solar” com 500 painéis fotovoltaicos e mais de 1.800 m². A instalação, com capacidade de geração permanente, pode produzir anualmente até 170 megawatts de energia limpa, iniciativa destinada a reduzir as emissões de CO2 e diminuir o consumo de óleo combustível.
Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, enxerga uma tendência na ascensão da filosofia de construções sustentáveis. “Os compradores estão em busca não apenas de empreendimentos requintados, mas também de lugares que contribuam para o meio ambiente. Imóveis como o The Residences at 1428 Brickell convidam todos a adotarem práticas mais conscientes de preservação ambiental”, afirma Ickowicz.
Sendo assim, esse lançamento em Brickell traz uma abordagem inovadora para redefinir a concepção de edifícios residenciais em Miami e solidifica uma imponência arquitetônica entre design, materiais requintados e abordagem ambientalmente favorável.